Data Center Homepage Newsletter

“Maioria dos portugueses apenas tem dinheiro para comprar os produtos essenciais”

Por a 27 de Outubro de 2016 as 12:40

Os consumidores portugueses preveem que o crescimento económico continue a crescer, moderadamente nos próximos meses. No entanto, acreditam que o ritmo irá abrandar. Da mesma forma, as expetativas económicas mantiveram-se a um bom nível em setembro, com 14,8 pontos, apesar da descida de 2,5 face a junho, revela um estudo da GFK.
Por outro lado, as expetativas de rendimento subiram ligeiramente durante o terceiro trimestre, de 17,5 pontos em junho para 20,1 pontos em setembro. Este desenvolvimento deve-se parcialmente à descida contínua das taxas de desemprego, segundo a mesma fonte. “Se mais pessoas estiverem novamente empregadas, os respetivos rendimentos irão aumentar automaticamente em resultado disso. Os consumidores portugueses parecem acreditar que os números do desemprego irão continuar a subir ligeiramente durante os meses de inverno”.
Esta opinião teve um efeito direto sobre a propensão para comprar. Com -16,6 pontos em setembro, este indicador é muito inferior à média a longo prazo de 0 pontos e a maioria dos portugueses “apenas tem dinheiro suficiente para comprar os produtos essenciais do dia-a-dia”. No entanto, mantém-se a tendência de subida ligeira. O indicador subiu 4,9 pontos desde junho.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *