Data Center Homepage Newsletter

Portugueses e italianos. Os europeus que mais tencionam poupar este ano

Por a 26 de Outubro de 2016 as 11:28

Mais de metade dos portugueses mostra intenção de aumentar as poupanças este ano, uma subida de 7% face ao ano passado, segundo um estudo do Observador Cetelem, feito por ocasião do Dia Mundial da Poupança. Os portugueses são entre os europeus que mais tencionam aumentar a poupança, ultrapassados apenas pelos italianos. Também os romenos, dinamarqueses e britânicos estão no topo da tabela das nacionalidades com maior intenção de poupar, registando valores acima da média europeia. Entre os europeus com menor tendência para poupar encontram-se os espanhóis, franceses e checos.

Por outro lado, no que diz respeito às despesas, há uma tendência generalizada para aumentar os gastos na Europa, com os eslovacos,  checos e polacos a liderar a lista. Portugal é um dos países que segue uma trajetória inversa no que diz respeito às despesas. Embora a diferença não seja significativa em relação ao ano passado (este ano, 35% dos consumidores planeia aumentar as despesas, enquanto em 2015 eram 36%), este valor está ainda abaixo da média europeia (40%). Ainda com menor intenção de gastar do que os portugueses estão os dinamarqueses, os húngaros e os franceses.

Avaliação da situação do País

O Observador Cetelem do Consumo avalia ainda que a classificação dada pelos portugueses à situação geral do País que melhorou pelo terceiro ano consecutivo (passou de 3,2 para 3,5 numa escala de 0 a 10). No entanto, os portugueses continuam a ser entre os europeus aqueles que fazem uma avaliação mais dura sobre a situação do seu país. A perceção da situação pessoal também evoluiu de forma favorável, tendo passado de 4,6 para 4,7.

Ficha Técnica

Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridos 10.673 europeus com amostras de, pelo menos, 800 indivíduos por país, das quais pelo menos 275 com idades entre os 50 e os 75 anos. O inquérito, feito através da Internet, realizou-se em 13 países: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Hungria, Polónia, República Checa, Eslováquia e Roménia. Os inquéritos foram realizados entre 2 de novembro e 4 de dezembro de 2015 pelo Observador Cetelem, em parceria com a sociedade de estudos e consultoria BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido pela TNS Sofres.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *