Data Center Homepage Newsletter

Como a tecnologia altera os espaços corporativos nos próximos 15 anos, segundo a JLL

Por a 25 de Outubro de 2016 as 15:30

A consultora imobiliária JLL lançou uma nova série de estudos dedicada à evolução dos espaços de trabalho, de forma a aconselhar os que pretendem investir no setor de escritórios nos próximos 15 anos.

A pesquisa “Workspace, reworked: ride the wave of tech driven change” apresenta dois novos documentos que exploram o impacto da tecnologia, dos dados e da disrupção digital nos espaços de trabalho e nas estratégias de investimento imobiliário.

Algumas das ideias-chaves reveladas pela consultora nesta pesquisa são:

  1. A procura por espaços de co-working vai aumentar nos próximos 15 anos. “Mais de 30% dos portefólios corporativos englobam até 2030 espaços flexíveis”. Assim, irá emergir “uma nova classe de ativos, caraterizada por parcerias que aliam capital com a experiência, fazendo a ponte entre o arrendamento institucional e o co-working”.
  2. A conectividade está a tornar-se “rapidamente na quarta utility” e conduzirá as decisões de localização dos imóveis corporativos no futuro.
  3. No próximo 15 anos, há uma maior propensão para construir portefólios imobiliários em torno de “core hubs”, com imóveis distribuídos por um menor número de localizações graças à combinação de uma força de trabalho cada vez mais conectada.
  4. A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) e os edifícios inteligentes criarão novos sistemas de gestão – serão utilizados para gerir a produtividade, a sustentabilidade e a experiência do utilizador.
  5. Assite-se ainda a um número “crescente de ativos super-dinâmicos” no futuro, “adequados sobretudo às startups, dada a sua flexibilidade, modularidade e o facto de serem construídos para se ajustarem a ciclos de negócio flutuantes”.

“Nos nossos relatórios, identificamos a forma como estas mudanças estão a dar aos ocupantes, promotores e investidores fortes pistas acerca de como a sua abordagem ao imobiliário precisa de mudar de forma prática no futuro. Novas oportunidades irão emergir e aqueles que estiverem aptos a responder à mudança irão colher os frutos”, explica James Brown, head of research para a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) da JLL.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *