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Atitude positiva – um fator indispensável ao bom serviço, por João Catalão (INV)

Por a 25 de Outubro de 2016 as 11:42

Por João Alberto Catalão, Administrador do INV (Instituto de Negociação e Vendas)*

Sem conceito não há negócio! Esta foi uma das primeiras ideias que fizemos questão de defender neste artigo porque acreditamos que é determinante para o sucesso comercial.

Vamos abordar a questão relacional: a atitude positiva. Todos sabemos que o bom serviço, proporcionado através de um atendimento ou venda consultiva e personalizada, pode ser, cada vez mais, a principal arma não só para o retalho independente se diferenciar e afirmar junto do consumidor, mas também para a afirmação de qualquer negócio! Hoje em dia o dinheiro vale demais para poder ser desperdiçado. Logo, não queremos dar dinheiro a negócios que não nos tratam bem.

No entanto, nem sempre é isso que encontramos por aí…Muitos empresários vivem bloqueados pelo seu próprio muro de lamentações, sofrendo na pele as consequências da atitude negativa que cultivam de forma persistente. Está cientificamente provado que essas pessoas sofrem de mais doenças, de depressões e de isolamento social. O queixume constante com que estas pessoas explicam os acontecimentos da sua vida pessoal e profissional, o pessimismo fatalista com que encaram o futuro, originam uma expressão corporal muito pouco atractiva, que tem um poderoso efeito de repelente social e comercial. Vamos lá ver, também não custa nada dizer bem de si próprio, de vez em quando!

Efectivamente, sendo a actividade comercial um espaço de relacionamento interpessoal, e estando também provado que a primeira coisa que o cliente detecta com o olhar quando entra na loja são outras pessoas, a atitude pessoal de todos quantos nela trabalham assume uma importância determinante na qualidade de serviço que o cliente percepciona de imediato.

Por outro lado, com clientes cada vez mais informados é verdade que a credibilidade comercial depende muito do grau de preparação técnica dos vendedores, mas a sua credibilidade tem que ser acompanhada por um comportamento comercial adequado, assente numa atitude pessoal positiva. Curiosamente, hoje é mais raro encontrarmos um comercial muito simpático, do que um comercial muito informado.

Questões aparentemente tão simples como a postura física, a capacidade de sincronização, o entusiasmo, o tom de voz e a simpatia na comunicação, a capacidade de escutar e de se centrar nas necessidades do cliente, são ferramentas comerciais críticas para se demonstrar credibilidade mas, antes de mais, são indispensáveis para se conseguir criar um ambiente comercial que proporciona ao cliente uma experiência emocional positiva.

Ora, existindo hoje em dia uma oferta alargada de pontos de venda e de produtos, semelhantes em quase tudo, importa diferenciar o nosso serviço proporcionando aos nossos clientes experiências emocionais positivas, que vão funcionar como facilitadores de decisões de compra e como íman para visitas futuras à nossa loja.

Lembre-se que clientes felizes compram mais. Vendedores com atitude positiva vendem mais e são mais saudáveis! Se assim é, adoptar e cultivar uma atitude positiva é, acima de tudo, uma atitude inteligente, tanto do ponto de vista pessoal como profissional.

Vejamos, vender com uma atitude positiva permite-lhe:

  • Captar mais facilmente a atenção do cliente, desde o primeiro momento, mesmo sem falar;
  • Revelar mais confiança em si próprio;
  • Transmitir uma vibração positiva ao longo de todo o atendimento;
  • Estar mais descontraído e mais disponível para escutar;
  • Estar centrado e ser capaz de evidenciar os benefícios daquilo que vende;
  • Ser mais flexível e imaginativo a gerir objecções;
  • Dar mais confiança ao cliente, encorajando-o a tomar decisões de compra “aqui e agora”;
  • Estar mais aberto para aprender e para evoluir pessoal e profissionalmente;
  • Criar um ambiente positivo no seio da equipa, obtendo reconhecimento dos colegas;
  • Obter reconhecimento das chefias.

 

*O autor escreve de acordo com o antigo acordo ortográfico

 

 

 

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