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Tesco e Unilever chegam a acordo quanto a preços praticados no Reino Unido

Por a 19 de Outubro de 2016 as 17:09

A Unilever quis aumentar em 10% o preço dos produtos de algumas das suas marcas à venda no Reino Unido, de forma a compensar a queda da libra verificada com o Brexit. A moeda britânica soma uma queda de 16% face ao euro.

A retalhista britânica Tesco retirou na última semana da sua loja online alguns produtos de marcas detidas pela gigante do grande consumo Unilever. O amaciador para roupa Confort, o detergente Persil, a maionese Hellmann’s ou os gelados Ben & Jerry’s e Cornetto são algumas das referências da produtora que deixaram de ser vendidas na plataforma digital da cadeia.

No entanto, as duas empresas anunciaram recentemente que chegaram a uma resolução para o impasse. Citada pela BBC, a Unilever confirmou que “a situação de fornecimento com a Tesco no Reino Unido e Irlanda foi resolvida com sucesso”. As empresas “trabalharam de perto para chegar a uma resolução e assegurar que as marcas estão novamente disponíveis”. O produtos retirados já se encontram novamente à venda na plataforma ecommerce da distribuidora.

As duas empresas desentenderam-se quanto aos preços praticados depois da saída do Reino Unido da União Europeia. Dada a depreciação do valor da libra esterlina, que soma desde o Brexit em junho uma queda de 16% face ao euro e de 19% em relação ao dólar norte-americano, a Unilever propôs um aumento de 10% dos preços de algumas das suas marcas para compensar o aumento dos custos das importações para o mercado britânico. A Tesco resistiu à medida, o que levou à retirada dos produtos no seu canal online.

O grupo de bens grande consumo argumenta que muitos dos seus produtos são produzidos fora do Reino Unido. Por sua vez, fontes da Tesco, citadas pelo jornal The Guardian, indicam que “a Unilever está a utilizar o Brexit para subir os preços, incluindo os dos bens produzidos dentro do Reino Unido”.

Também a cadeia de supermercados do mesmo mercado Asda disse que negociou “com sucesso” com a Unilever, no âmbito da subida de preços apresentada aos retalhistas a operar naquele mercado.

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