Distribuição Homepage Newsletter

APED sensibiliza portugueses para reciclagem de óleos alimentares usados

Por a 4 de Outubro de 2016 as 13:45
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) lançou esta segunda-feira uma campanha que visa sensibilizar os portugueses para a reciclagem de óleos alimentares usados.
O objetivo da nova campanha passa por apelar à deposição destes resíduos nos oleões, promovendo um comportamento ambientalmente responsável.
Sob o mote “vamos moldar um planeta mais limpo”, a campanha está presente em mais de 720 lojas do país e meios online, incluindo as redes Aldi Supermercados, Continente, DIA Minipreço, El Corte Inglés, Intermarché, Jumbo, Lidl, Pingo Doce, Recheio e Uniarme.
O óleo alimentar pode ser transformado em biodiesel, sabão, velas, entre outras aplicações. Para o reciclar, tem apenas que ser colocado numa garrafa de plástico, que deverá ser depois depositada num oleão.
De acordo com a análise realizada em 2015 pelo Centro de Estudos da Universidade Católica para a APED, 21% dos inquiridos utiliza oleões ou pontos de recolha municipais e 22% utiliza os pontos situados em super/hipermercados. A partir dos cerca de 536 pontos de recolha existentes na rede de associados da APED, e também em resultado de produção própria, foram encaminhadas no ano passado mais de 450 toneladas de óleos alimentares para valorização. No entanto, 31% dos portugueses continua a despejar os óleos alimentares usados nos esgotos.
Os inquiridos neste estudo sugerem ainda um conjunto de medidas que aumentem a separação e reciclagem de óleos alimentares usados, como a existência de pontos de recolha situados nas proximidades das habitações, receber das entidades competentes um ecoponto doméstico para recolha de óleos, um serviço de recolha porta-a-porta e mais informação sobre o processo de separação e reciclagem.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *