Data Center Homepage Newsletter

Estudo. Défice de competências aumenta em Portugal e na Europa

Por a 22 de Setembro de 2016 as 14:33

A escassez de competências no mercado europeu de trabalho piorou pelo quinto ano consecutivo, o que está a ameaçar o crescimento dos negócios e a produtividade das empresas, segundo o relatório “Global Skills Index 2016” da Hays, especialista em recrutamento.Portugal está agora entre os quatro países com maior desequilíbrio entre as competências que os empregadores procuram e as que os profissionais disponíveis têm para oferecer, revela o estudo feito em parceria com a Oxford Economics, que faz a análise do mercado de trabalho em 33 economias globais. Apesar isso, o nosso País melhorou a sua classificação face ao relatório do ano anterior, situando-se agora nos 5.7 pontos.

“Apesar das consequências iminentes de Brexit no Reino Unido, a incerteza em torno da eleição nos EUA e a desaceleração nos mercados emergentes, a economia global está em recuperação e tem havido um crescimento na procura de mão de obra qualificada. No entanto, isto gerou um aumento na dificuldade que os empregadores sentem em identificar talento qualificado”, sublinha o estudo.

“À medida que a escassez de competências aumenta na Europa, a pressão começa a estender-se também ao mercado laboral de países como a Ásia, China e Índia. Do outro lado do mundo, os EUA têm de lidar com níveis de desajuste de talento muito elevados, enquanto na América Central e do Sul aumenta o desemprego e as vagas disponíveis”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *