Data Center Homepage Newsletter

Vendas de equipamentos de linha branca crescem 11% no primeiro semestre

Por a 13 de Setembro de 2016 as 17:04

O retalho não alimentar em Portugal ascendeu aos 3 491 milhões de euros no primeiro semestre do ano, o que reflete uma queda de 0,7% face ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Barómetro de vendas da APED (Associação Portuguesa das Empresas da Distribuição), apresentado esta manhã.

As várias categorias do retalho não alimentar caíram em vendas no primeiro semestre, com a exceção da de bens de equipamento, que cresceu 3,2% face ao período homólogo de 2015, totalizando os 905 milhões de euros.

Os bens de equipamento de “linha branca” foram o que mais cresceram. Estes apresentam uma variação homóloga de 11% no volume de vendas, atingindo os 202 milhões de euros no primeiro semestre, findo a junho passado. Os produtos que mostram uma melhor dinâmica de vendas são as máquinas de lavar roupa e louça e frigoríficos.

Ainda dentro dos bens de equipamento, a eletrónica de consumo mostra a segunda maior subida homóloga (7,2%) no primeiro semestre de 2016, ascendendo a vendas de 149 milhões de euros.

Nas restantes categorias do retalho não alimentar, a maior queda atribui-se à de entretenimento e papelaria, que regrediu 4,4% no período de referência. Seguem-se os combustíveis (consumo privado) com um decréscimo de 2,4% em vendas, totalizando 1 583 milhões de euros.

Também o setor de vestuário recuou 0,9% nos primeiros seis meses do ano. “A intensificação da atividade concorrencial com a entrada de novos “players” no alterou a dinâmica do mercado nacional de têxteis. O consumidor português aderiu muito bem ao conceito de ‘low cost fashion’, que permite adquirir produtos de moda mais baratos”, justifica a diretora-geral da APED, Ana Isabel Trigo Morais.

No primeiro semestre de 2016, as vendas globais do retalho cresceram 1,8% face ao mesmo período do ano passado, totalizando os 8 594 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *