Distribuição Homepage Newsletter

Competição europeia premeia negócios “verdes” em Portugal

Por a 31 de Agosto de 2016 as 15:42

Uma micro habitação de cortiça, ecológica e transportável, uma comunidade de pontos de recarga elétrica para automóveis e uma plataforma para o controlo de sistemas de irrigação, que utiliza modelos de cálculo com base de alterações meteorológicas. Estas são apenas três das nove ideias de negócio que serão apresentadas na final nacional do “ClimateLaunchpad” (www.climatelaunchpad.org), a maior competição do mundo na área da inovação “cleantech”, que decorre a 7 de setembro, pelas 15h, no Auditório do Edifício Central do UPTEC (Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto).

Criada em 2014, a competição europeia proporciona o ecossistema ideal para a transformação de ideias sustentáveis em negócios globais. Este ano, o programa arrancou em Portugal, através do UPTEC, em parceria com a SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação.

A final nacional dará a conhecer também uma tecnologia que ajuda os operadores das turbinas eólicas a maximizar o desempenho das mesmas; um novo modelo para a indústria alimentar, que encurta a cadeia de abastecimento de produto, ligando facilmente agricultores e retalhistas; um skate de três rodas, produzido com materiais reciclados, recicláveis e biodegradáveis; uma plataforma de gestão de explorações hidropónicas, que apoia a redução dos recursos naturais utilizados; uma ‘app’ que diminui o problema do estacionamento nas cidades; e uma plataforma que permite monitorizar os recursos de retalhistas ou indústrias, maximizando o desempenho, eficiência energética e qualidade.

Os três vencedores da competição nacional representarão Portugal na final europeia, que se realizará em Tallin, Estónia, entre 7 a 8 de outubro. O grande vencedor da competição europeia receberá um prémio no valor de 10 mil euros. O Top 10 terá acesso direto à Climate-KIC Accelerator, uma incubadora europeia de ‘startups’.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *