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Retrato da indústria de embalagem em Portugal

Por a 25 de Agosto de 2016 as 10:21
Luísa Santos, revista ReviPack (fonte: Twitter)

Luísa Santos, revista ReviPack (fonte: Twitter)

Christophe Delahaye, diretor comercial da All4Pack Paris, esteve no passado mês de junho em Lisboa, para dar a conhecer as novidades do renovado certame bienal, que regressa em novembro deste ano à capital francesa (confira as novidades mais abaixo). Durante a apresentação, Luísa Santos, da revista técnica da embalagem Revipack, traçou o retrato do setor de embalagem em Portugal.

De acordo com a especialista, a indústria de embalagem em Portugal pesa entre 3% a 4% do PIB (Produto Interno Bruto), o que representa o dobro da média mundial, assente nos 1,5%. O País produziu um total de um milhão e 600 mil toneladas de embalagens em 2014, entre os vários materiais (cartão/papel, vidro, polímeros e metais), sendo que o mais utilizado é o papel/cartão, que domina 45% da produção, seguido do vidro (25%) e dos polímeros (24%). “No entanto, se contabilizarmos por unidades e não por peso, o plástico ganha, uma vez que o cartão é mais pesado”, sublinha.

Portugal lidera segmento de ‘contract packaging’

“A indústria nacional é competitiva em materiais de alta qualidade – ‘premium’, que seguem sobretudo para o mercado internacional”. Quanto aos vários modelos de exportação, Portugal é “líder” no segmento de ‘contract packaging’ (venda de fórmula de embalagem, o que significa que não acede ao resultado final).

Como as empresas de materiais como o plástico têm dificuldade em viajar, há a tendência para os produtores de embalagem internacionalizarem a produção através da instalação das fábricas junto do cliente que necessita de embalar os seus produtos. “O que acontece sobretudo no setor de embalagens rígidas”.

Corticeira AmorimPor sua vez, a importação dos equipamentos faz-se a partir de Espanha, Itália, França e Alemanha mas, neste momento “já há empresas nacionais a produzirem máquinas de enchimento”.

Portugal lidera também em embalagens de cortiça. “A Corticeira Amorim foi uma das primeiras empresas a apostar na rolha sintética, solução que entretanto foi ultrapassada por outras mais sustentáveis, como é exemplo a rolha natural, que se encontra associada a vinhos de qualidade.

Tendência de aposta no design e redução de peso

No que diz respeito ao vidro, as produtoras assumem uma dimensão ibérica, sendo que mais de 60% da produção segue para exportação. “A tendência aqui é a inovação no design e a redução do peso das embalagens”, explica a especialista. Já nos metais, cerca de 60% das latas utilizadas pela indústria portuguesa de refrigerantes e cervejas são importadas.

O produto que mais cresceu nos últimos anos foi a embalagem “Bag in box”, utilizada principalmente na comercialização de vinhos.

Quanto à reciclagem, em 2014 Portugal regista um índice de 72% no que diz respeito às embalagens de cartão/papel, 98% nas de madeira, 76% nas de metal e 55% no que concerne ao vidro. Já nos polímeros (plásticos, borracha, celulose, esferovite, entre outros materiais), que “são os materiais mais difíceis de reciclar”, o índice assenta nos 40%.

Feira de negócios Emballage & Manutention dá lugar à All4Pack

all4pack1112A feira Emballage & Manutention regressa este ano a Paris, entre os dias 14 e 17 de novembro, com um novo nome – o certame bienal organizado pelo grupo Comexposium passou a designar-se All4Pack.

Paris volta este ano a ser o ponto de encontro da indústria mundial de embalagem. São esperados 98 mil visitantes profissionais na feira de negócios para toda a fileira da área de packaging (incluindo processing, printing e handling), que assume a partir deste ano a denominação All4Pack.

Este ponto de viragem estratégico tem como objetivo fomentar o reconhecimento da feira de negócios a nível internacional, destacando-se entre as plataformas semelhantes existentes na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), como explicou o diretor comercial da All4Pack, Christophe Delahaye, durante o evento de apresentação realizado em Lisboa.

Nova plataforma digital “Business Mettings” para as empresas

Em entrevista ao HIPERSUPER o responsável francês explica que as principais novidades reservadas para a edição deste ano passam pelo lançamento da plataforma digital “Business Mettings” para os profissionais que participem no certame. “Serve para os participantes comunicarem entre si e planearem melhor a presença na feira. Oferece a facilidade para as empresas avaliarem, antes do evento e pela via online, as diferentes demandas e condições de negócio propostas no evento de forma a agendar reuniões com os possíveis parceiros no decorrer da feira. Com isto pretendemos criar mais valor para os negócios”.

Além disso, o evento que assume este ano o mote “Let’s be creative”, recebe em exclusivo a exposição “Exhibition 10/10” que marca os dez anos do concurso internacional de ‘design’ de embalagem Pentawards. A exposição fará uma retrospetiva dos melhores trabalhos premiados pelo júri do concurso, que arrancou em 2007, exibindo 100 embalagens de 26 países, agrupadas em dez categorias (‘Soft Drinks’, Cerveja, Perfumes e Cosméticos, Alimentação, Água Mineral, Alimentos Gourmet, Vinhos, Bebidas Espirituosas, ‘Do it Yourself’ e Produtos de Limpeza e ‘Gifts Boxes’). O objetivo é atrair o interesse de profissionais ligados ao marketing e ao design.

Longa tradição das empresas portuguesas de visita às feiras francesas

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Christophe Delahaye, diretor comercial All4Pack Paris (fonte: Linkedin)

“Os visitantes poderão ver em Paris todas as tendências do mercado atual e para o futuro da indústria de embalagem. A All4Pack fornece uma visão alargada do setor, desde os materiais ao produto final, da inteligência às soluções para a cadeia de fornecimento”, explica o diretor comercial. “A nossa prespetiva é que o número de expositores se mantenha ao mesmo nível que a última feira em 2014. No entanto, a cada edição, a seleção de visitantes é mais efectiva. Temos cada vez mais empresas a visitarem a feira e a qualidade dos visitantes evolui a cada edição. Vêm cada vez mais com projetos em mão e preparam-se melhor para mostrar o seu valor. Penso que vêm para ver as novas tendências e retirar prepetivas de inovação, para encontrar o fornecedor certo ou lançar novos produtos durante o evento”.

Segundo o responsável, “70% dos expositores portugueses regressam à feira. Os industriais portugueses têm uma longa tradição de visita aos salões profissionais franceses. Entre 2012 e 2014, o número de visitantes vindos de Portugal aumentou 49,6%, passando de 129 em 2012 para 193 em 2014”.

Para exporem na All4Pack, as empresas necessitam de investir “no mínimo seis mil euros nas soluções de stand disponíveis”.

Leia também: Feira Emballage & Manutention regressa este ano com designação All4Pack

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