Data Center Homepage Newsletter

Como as famílias portuguesas encaram o regresso às aulas

Por a 23 de Agosto de 2016 as 14:53
Um em cada três pais portugueses diz que o regresso às aulas é mais stressante que mudar de casa, segundo um estudo conduzido pela Staples.

76% dos pais portugueses consideram que o regresso dos filhos à escola depois das férias de verão é um momento stressante, com maior incidência nas mulheres.

De acordo com um inquérito da Staples, levado a cabo pela Atomik Research a mil adultos portugueses em junho passado, os pais gastam em média 262 euros na preparação para o regresso à escola dos seus filhos, sendo que um em oito (13%) gastam uma média de 450 euros em material escolar. Os gastos assumem uma proporção maior para o 2º e 3º ciclos, comparativamente com o 1º ciclo.

Quanto à antecedência dos preparativos para o primeiro dia de aulas, 13% dos pais portugueses deixa para depois do arranque escolar, enquanto 16% prepara o momento com menos de uma semana de antecedência.

“Do que descobrimos, a ansiedade de voltar às aulas pode estar particularmente relacionada com falta de preparação. Deixar tudo para a última hora conduz a muita correria antes e no início da data”, explica em comunciado Sharon Tan, Head of Category Management da Staples para a Europa.

Entre as preocupações dos pais para o regresso às aulas dos filhos, o receio das crianças estarem desmotivadas com a escola (54%) encontra-se no topo, seguida de mau comportamento (38%), de irem mal preparados (31%) e estarem stressados (23%). Segundo os progenitores, 44% dos estudantes portugueses revela stress com o regresso às aulas, 38% mostra a preocupação de não fazer amigos e 37% diz sentir-se ansioso por temer a aula menos favorita.

Muitos pais referiram técnicas para entusiasmar os filhos como o planeamento de visitas de amigos dos filhos a casa durante as férias (41%) ou permitir que os filhos decorem o material escolar (38%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *