Homepage Newsletter Produção

Região de Vinhos Verdes antecipa queda de 10% na produção global de este ano

Por a 9 de Agosto de 2016 as 11:51

O Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) prevê para a Região dos Vinhos verdes uma diminuição em quantidade de entre 7% e 10% de uvas tintas e entre 12% a 15% de uvas brancas na vindima de este ano, cujo arranque deve acontecer nas últimas semanas de setembro e decorre até ao final de outubro.

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) tem, no entanto, expectativas de acréscimo de qualidade em relação aos anos anteriores.

“Dada a existência de uma área significativa na Região dos Vinhos Verdes de vinha nova na meia encosta – e, como tal, mais susceptível a uma situação de carência hídrica, perante as atuais condições de temperatura elevada e de baixos teores de humidade atmosférica, poderá, nesta colheita, verificar-se uma diminuição no rendimento do mosto. O que pode revelar-se muito positivo quanto à qualidade da uva”, diz o enólogo António Cerdeira.

“Independentemente do rendimento do mosto que possa ser obtido na vindima, pois tudo dependerá das condições climáticas dos meses de agosto e setembro, estimamos uma redução da produção global na ordem dos 10% mas estamos expectantes quanto à excelente qualidade da colheita deste ano, que deverá ser superior aos outros anos”, diz Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV.

A Região dos Vinhos Verdes produziu na vindima passada cerca de 87 milhões de litros, ocupando o segundo lugar no consumo interno e liderando as exportações para 107 países.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *