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“Linear perfeito” pode aumentar em 20% vendas de um retalhista

Por a 8 de Agosto de 2016 as 16:13

70% das decisões de compra dos consumidores são ainda feitas no linear. No entanto, o espaço nas prateleiras de uma loja é limitado. Em média, um supermercado apresenta 30 831 artigos, segundo dados da consultora Nielsen. Por outro lado, os consumidores vão cada vez menos às lojas. Desde 2011, a frequência de visitas às lojas cai “em média 19 visitas por ano”.

“Se um produto não está onde o consumidor espera encontrá-lo, este simplesmente avança para uma compra diferente”, conclui Morgan Seybert, East Region Sales Effectiveness Vice President da Nielsen, durante o evento Consumer 360, levado a cabo recentemente pela consultora em Las Vegas, EUA.

No que diz respeito à experiência de compra em loja, não se trata apenas de ter o produto certo no linear. “Ter o produto certo no sítio certo é importante, mas é a fotografia total do preço, produto, posição na prateleira e promoção que leva a oferecer uma melhor experiência de compra ao consumidor”, explica o responsável. Conciliando todos estes aspetos, as vendas de uma marca podem crescer até “11% mais rápido”.

Neste sentido, as marcas devem ter em conta questões-chave como “em que parte do linear o produto deve ser colocado”, “quantos e quais produtos devem ter mais visibilidade”, “até quanto e com que frequência oferecer descontos no produto” e “ao lado de que marcas colocar o produto de forma a maximizar as vendas?”.

“O objetivo é criar o chamado “linear prefeito”, no qual os consumidores conseguem encontrar facilmente o que procuram e no qual a estratégia do produto se encontra alinhada com a marca. Os vários departamentos de uma empresa, como o de marketing ou de vendas, têm objetivos diferentes. Criar a experiência perfeita em loja significa eliminar estas diferenças, discutindo internamente alinhando metas de forma coesa”.

Apenas uma marca que otimize a sua prateleira consegue aumentar “em 20%” as vendas de um retalhista.

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