Data Center Homepage Newsletter

Empresas nacionais são na Europa as que mais se atrasam nos pagamentos

Por a 25 de Julho de 2016 as 17:54

A percentagem de empresas que pagam dentro dos prazos em Portugal atingiu no final de 2015 os 20,1%, o que representa uma ligeira melhoria de 2,7 pontos percentuais face ao ano anterior.

De acordo com os dados da consultora Informa D&B, no final de 2015 Portugal posiciona-se como o país da Europa com mais empresas a não cumprirem os prazos de pagamento, depois da Bulgária (21,7%) e da  Grécia (22,7%).

informamaismenos

Fonte: Informa D&B

Ainda assim, as empresas portuguesas estão a melhorar os índices de cumprimento dos prazos de pagamento, de acordo com o estudo sobre Comportamentos de Pagamento 2016 mesma consultora. No primeiro semestre deste ano, o valor somou mais quatro pontos percentuais, atingindo os 24,1%.

No final do último ano, mais de metade das empresas portuguesas (58,6%) pagavam com atrasos até 30 dias. Com atrasos entre os 30 e os 90 dias, a análise verifica 9,6% das empresas portuguesas, o que representa um decréscimo de dois pontos percentuais face a 2014. Por sua vez, 11,7% das empresas nacionais ultrapassaram os 90 dias após os prazos de pagamento em 2015, uma diminuição de 0,7 pontos percentuais, face ao ano transato. Estes três grupos somam os 79,9% de empresas do universo empresarial português que regista atrasos no pagamento.

A Dinamarca ocupa o primeiro lugar do ranking de comportamentos de pagamentos entre os países da Europa, com 87% das empresas do país a pagar dentro dos prazos. A média europeia de empresas que pagam dentro dos prazos é de 37,5%. Mais de metade das empresas europeias (52,1%) paga com atrasos até 30 dias e apenas 3,5% ultrapassa os 90 dias.

Europa

Fonte: Informa D&B

Um outro dado indicado pelo estudo é o de que as empresas de menor dimensão são as que mais cumprem os prazos de pagamento. As micro e pequenas empresas são as que registam índices mais elevados no cumprimento de prazos de pagamento em Portugal (24% e 21,1%, respetivamente). Entre as grandes empresas, apenas 6,8% respeitam os prazos de pagamento e 78,3% pagam com um atraso de até 30 dias.

Fonte: Informa D&B

Fonte: Informa D&B

No País, o setor mais cumpridor dos prazos de pagamento é a Agricultura, silvicultura, caça e pesca, com 24,1% das empresas a cumprirem prazos. Por outro lado, os Transportes e distribuição (61,7%) e

As Indústrias transformadoras (61,2%) são os setores com mais atrasos de até 30 dias. A Construção é o setor nacional com mais empresas (20,4%) a ultrapassarem os 90 dias de atraso nos seus pagamentos, seguida do Retalho, com 13,9%, e das Indústrias extrativas, com 12,6%.

Fonte: Informa D&B

Fonte: Informa D&B

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *