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Bens de grande consumo crescem 1,1% no primeiro semestre

Por a 13 de Julho de 2016 as 19:05

Os Bens de Grande Consumo (BGC) apresentaram um decréscimo de 0,1% entre 16 de maio e 12 de junho, segundo o Scantrends, estudo periódico da consultora Nielsen. As marcas de fabricante registam um aumento de 0,9% em relação ao período homólogo, enquanto as marcas de distribuição mantêm tendência negativa (-1,9%). Esse ligeiro decréscimo deve-se às categorias de bebidas e higiene pessoal que perdem vendas, sublinha a consultora.
No total do primeiro semestre do ano, os BGC aceleraram 1,1% face a igual período do ano anterior.
A área de Alimentação apresenta um crescimento de 0,7% entre 16 de maio e 12 de junho. As marcas de fabricante mantêm a tendência de crescimento (+2,3 %) e as MDD+PP (Marcas da Distribuição + Primeiros Preços) continuam a perder vendas (-1,6%).
Por sua vez, o setor de Bebidas continua a perder vendas (-2,4%) mas face a um período homólogo onde crescia 7,2%. O decréscimo deve-se essencialmente às bebidas não alcoólicas, o que estará provavelmente relacionado com as condições climatéricas menos favoráveis, avança a Nielsen. Tanto as marcas de fabricante como as marcas de distribuição apresentam crescimentos negativos (-0,9% e -8,8% respetivamente).
Por último, o setor de higiene. A área de Higiene do Lar apresentou um crescimento de 1,2% em relação ao período homólogo, sendo a categoria que mais cresce neste período e também no primeiro semestre. Este crescimento deve-se essencialmente às marcas de fabricante (+3,6%), já que as MDD+PP têm um desempenho negativo (-3,6%). A Higiene Pessoal apresenta uma taxa de crescimento negativa (-1,7%) face a uma evolução de 5,3% no período homólogo. Este decréscimo deve-se essencialmente ao resultado negativo das marcas de fabricante (-3,5%). Pelo contrário, as MDD+PP cresceram 4,7%, conclui a consultora.

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