Data Center Homepage Newsletter

Evolução do comércio e do preço das matérias-primas afetam economia mundial

Por a 14 de Junho de 2016 as 15:16

mundoO crescimento económico mundial deverá abrandar até 2,4% em 2016, prevê o relatório Economic Outlook, divulgado pela seguradora de crédito Crédito y Caución.

A desaceleração que afeta todas as regiões do globo ficará a dever-se “à queda dos preços das matérias-primas, ao fraco crescimento do comércio, às turbulências financeiras, às limitações da política monetária, às dificuldades em aplicar políticas fiscais adequadas e à desalavancagem”, explica o último “Economic Outlook”.

O relatório reforça que podem ocorrer mais revisões em baixa do crescimento em 2016 e 2017 e identifica sete riscos globais que podem afetar estas previsões. “O primeiro seria o crescimento chinês iniciar-se com uma derrapagem com taxas abaixo dos 5%, o que potenciaria efeitos negativos globais na queda de preços das ‘commodities’ e do comércio global. O segundo grande risco global assenta na política monetária do Fed, fundamental para a estabilidade dos mercados financeiros. Um aumento da taxa superior à expetativa dos mercados poderia causar fortes retrações no fluxo de capital das economias emergentes. O terceiro reside no fraco crescimento da zona euro. A recuperação europeia tem-se sustentado em três pilares – o baixo preço do petróleo, a desvalorização do euro e as taxas de juros baixas – que mudarão gradualmente”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *