Destaque Distribuição FMCG Homepage Newsletter

Jerónimo Martins Agro-alimentar investe em aquicultura na Madeira. Projeto vale cerca de €4milhões

Por a 9 de Junho de 2016 as 10:39

peixeA Jerónimo Martins Agro-alimentar, empresa criada em 2014 para apoiar as empresas de distribuição alimentar do grupo, está a investir na produção de dourada em regime de aquicultura na Região Autónoma da Madeira. Assina hoje um Acordo de Parceria com a empresa local ligada à produção aquática, a Marisland – Madeira Mariculture, no Funchal.

O acordo assinado esta manhã implica a constituição de uma sociedade entre as duas empresas para, em conjunto, investirem cerca de quatro milhões de euros na produção de dourada em regime de aquicultura no arquipélago.

O grupo estima que a sociedade criada hoje tenha “uma capacidade de produção, numa primeira fase, de cerca de 550 toneladas de peixe por ano, podendo desenvolver-se até às 1200 toneladas”. Representará a criação de dez postos de trabalho diretos, que incluem desde mergulhadores a técnicos administrativos e de contabilidade, e outros indirectos, em áreas de prestação de serviços.

A Jerónimo Martins Agro-alimentar vê um potencial de internacionalização relativamente à Marisland. Esta desenvolve a sua atividade no setor da aquicultura na Madeira, estando os seus líderes ligados ao setor “há mais de duas décadas, em particular no negócio da produção de ovos e alevins”. Emprega atualmente um total de “seis pessoas, incluindo o seu departamento de Investigação&Desenvolvimento, que representa uma área potencial de internacionalização do negócio com perspectivas quer na vertente de investimento quer de assessoria técnica”, lê-se no comunicado enviado à imprensa.

A empresa ligada ao setor agroalimentar foi criada em 2014 pela Jerónimo Martins, com a finalidade de “garantir a estabilidade da cadeia de abastecimento das empresas de distribuição alimentar do grupo em produtos considerados estratégicos, assim como reforçar a capacidade de diferenciação da oferta das suas cadeias”. Este é o primeiro projeto que realiza na área da aquicultura, depois dos investimentos anunciados nas áreas do leite e lacticínios e da produção de carne bovina da raça Angus.

Para António Serrano, CEO (chief executive officer) da empresa, “além de representar a entrada que procurávamos no negócio da aquicultura, esta parceria tem a enorme vantagem de permitir, a prazo, começar a substituir importações de dourada por produção nacional”.

As duas parceiras assinam hoje, pelas 11 horas, no Auditório da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas (Edifício Golden), na cidade do Funchal, o acordo que dará início ao projeto de aquicultura para a produção de dourada na Região Autónoma da Madeira.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *