Destaque Distribuição FMCG Homepage Newsletter

Preços dos bens de grande consumo crescem ao ritmo mais lento dos últimos 6 anos

Por a 30 de Maio de 2016 as 12:23

LInearesOs preços dos bens de grande consumo, nomeadamente nos setores da alimentação, bebidas e produtos de higiene pessoal, crescem, na Europa, ao ritmo mais lento dos últimos seis anos, segundo o relatório “Growth Reporter” referente ao primeiro trimestre de 2016, desenvolvido pela Nielsen.

A Europa apresentou no primeiro trimestre de 2016, um crescimento de preços de 0,7% nos bens de grande consumo, o menor aumento desde o primeiro trimestre de 2010 (0,5%). Por outro lado, as vendas em volume subiram 0,8% face ao ano passado, aumento que se verifica pelo oitavo trimestre consecutivo. No total, os retalhistas assistiram a um aumento de vendas em valor de 1,5%, o valor mais baixo dos últimos três anos (1,2% no segundo trimestre de 2013).

NielsenEntre os 21 países europeus avaliados, a Turquia apresentou o maior crescimento de faturação (9,7%), seguida da Polónia (4,8%) e Hungria (4,6%). Por outro lado, os maiores declínios deram-se na Grécia  (-6,1%) e Finlândia (-2,8%).

“A Europa apresentou este trimestre significativas quebras de preços essencialmente em dois dos cinco grandes mercados – Alemanha e Itália” – referiu Jean-Jacques Vandenheede, diretor europeu de “retail insights” da Nielsen. “ Os preços mais baixos estão a ser impulsionados pela feroz concorrência entre os retalhistas e a queda dos custos de produção, resultantes dos custos com a energia mais baixos”, sublinha.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *