Análise Data Center FMCG Homepage Marcas Newsletter

Maioria dos consumidores admite comprar produtos “amigos do ambiente”

Por a 25 de Maio de 2016 as 13:16

sustentabilidadeO estudo “Marcas de Confiança 2016” da revista Selecções do Reader’s Digest analisou a temática ambiental, avaliando os níveis de confiança dos consumidores nos produtos “amigos do ambiente”.

Criado em 2001, o estudo “Marcas de Confiança” mede o grau de confiança dos consumidores nas marcas. Em Portugal a edição de 2016 realizou-se através de um questionário de pergunta aberta endereçado a 13 200 assinantes da revista Selecções do Reader’s Digest, tendo apurado também a percepção dos consumidores quando à responsabilidade ambiental. Questionados sobre a confiança nos produtos e marcas que se apresentam como “Amigos do Ambiente”, 42% dos consumidores admitem “confiar bastante” e 11% assumem que “confiam muito”.

Abrangendo 65 categorias, a análise determinou as “Marcas Verdes 2016”. São elas: Continente (Hiper/ Supermercados), CTT (Empresas de serviço público), EDP (Fornecedores de energia), Miele (Grandes eletrodomésticos), Nestlé (Empresas do ramo alimentar), Philips (Lâmpadas / Equipamento de iluminação), Renova (Fabricantes de papel), Toyota (Automóveis), Valorsul (Empresas de tratamento de lixo) e Vulcano (Esquentadores).

Para 81% dos inquiridos, o Ambiente é um problema “imediato”, enquanto 17% considera uma “preocupação futura”. A maioria (49%) dos consumidores diz comprar “algumas vezes” os produtos “amigos do ambiente”, enquanto 27% compram “muitas vezes”, 23% poucas vezes e 1% nunca.

O estudo de este ano envolveu três novas categorias – “Empresas do Ramo Alimentar”, “Esquentadores” e “Fabricantes de Papel”. As marcas vencedoras foram, respetivamente, a Nestlé (com 12% das escolhas), a Vulcano (51%) e a Renova (57%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *