Distribuição Homepage Newsletter

Cadeia sul-africana Shoprite quer investir €509 milhões em Angola

Por a 23 de Maio de 2016 as 11:26

shopriteA cadeia de supermercados sul-africana Shoprite pretende investir 509 milhões de euros (572 milhões de dólares, na moeda norte-americana) em Angola, mercado que mais contribui para as vendas da retalhista, fora do seu país de origem.

A “maior retalhista do continente africano” quer investir cerca de 509 milhões de euros na abertura de novos supermercados e unidades de negócio, assim como na melhoria das lojas existentes no mercado angolano. O plano prevê uma injeção inicial de 50 milhões de dólares (aproximadamente 44 milhões de euros), embora não seja revelada a duração da aplicação do investimento.

O presidente de Angola José Eduardo dos Santos já tomou medidas para que sejam negociados incentivos fiscais e outras facilidades para o investimento da Shoprite, segundo um comunicado publicado a 18 de maio de 2016 na “gazeta” do Governo angolano, citada pela Bloomberg.

Sediada na Cidade do Cabo, em África do Sul, a cadeia de retalho alimentar anunciou em Fevereiro passado que, na segunda metade de 2015, Angola ultrapassou a Zâmbia enquanto mercado com maior número de vendas fora do seu país de origem. Mesmo com a queda o preço do petróleo, o negócio tem revelado uma “boa performance” no país angolano.

Por sua vez, no mercado sul-africano, onde a retalhista detém a maioria das suas 2 188 lojas, espalhadas por 15 países, assiste-se a uma “crescente inflação dos preços dos bens alimentares e a uma alta taxa de desemprego”.

Segundo o especialista em análises de retalho da Bloomberg Intelligence, Charles Allen, “Angola pode assistir a um bom crescimento do PIB per capita. Além disso, o país tem uma baixa penetração da distribuição alimentar moderna”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *