Análise Data Center Homepage Newsletter

As cinco tendências tecnológicas que vão impactar as empresas este ano

Por a 16 de Maio de 2016 as 13:44

foto2_Lagoas Executive BreakfastDurante o evento promovido pelo centro empresarial Lagoas Park, Joaquim Carvalho Ribeiro, ‘partner’ da Deloitte na área das Telecomunicações, levou a cabo a apresentação “Tech Trends 2016”.

Segundo o especialista, estas são as cinco tendências tecnológicas para o presente ano:

1- “A Internet das coisas: do sentir ao fazer”

Citando a Gartner, o respnsável indica que “até ao final de 2016 vamos estar rodeados de seis mil milhões de sensores e em que 2020 esse número aumente para 20 mil milhões. “De acordo com o IDC, mais de quatro triliões de Gb de dados serão gerados por estes sensores, dados estes que vamos ter que analisar e partilhar entre parceiros deste ecossistema. O mais importante é a informação que eles recolhem sobre nós e sobre o meio ambiente, por exemplo, onde estamos ou a energia que estamos a gastar”.

2- “Realidade aumentada e virtual”

Joaquim Carvalho Ribeiro não tem qualquer dúvida que “se trata ainda de um tipo de tecnologia com pouca adoção devido ao custo dos bons equipamentos e pelas suas características pouco sociais”. E explica: “A realidade virtual é ótima para jogos, no entanto penso que a realidade aumentada terá uma massificação mais rápida fruto das aplicações empresariais que pode ter”.

3- “Industrialização da Análise de Informação”

Para o orador, “mais do que reportar números e KPI’s, temos que retirar conclusões da informação, descobrir novos padrões e transformar essa informação em novas formas de fazer negócio”. O ‘partner’ da Deloitte assegura que o assunto “está no top das prioridades dos CEO’s e CIO’s em Portugal” mas admite “que existe uma falta de recursos com conhecimentos estatísticos e matemáticos para apoiar as empresas na análise destes dados”, pelo que defende que “temos de explicar melhor a sua importância às futuras gerações, nomeadamente junto das universidades”.

4- “Re-imaginar os nossos sistemas”

foto1_Lagoas Executive BreakfastEm jeito de desafio para os cerca de 30 altos quadros empresariais presentes, Joaquim Carvalho Ribeiro perguntou: “Pensem naquele que é o vosso core tecnológico. Esse core vai mudar radicalmente nos próximos anos. Os utilizadores querem interagir connosco de um modo diferente e hoje querem soluções simples e rápidas. Caso surja um problema para resolver, não querem utilizar um call-center mas interagir por mensagem ou utilizar uma app”. Por essa razão vamos ter que “re-imaginar os nossos sistemas”.

5- “Plataformas Autónomas”

“Enquanto empresas podemos lançar o nosso negócio sem nos termos de preocupar com a infraestrutura, existe uma capacidade quase infinita de processamento e armazenamento à distância de um click. Existe igualmente um conjunto de API’s (Application Programming Interface) às quais temos acesso, que possibilitam uma empresa usar o que de melhor tem a Google ou a Uber nas suas app’s ou sites, pelo que está nas nossas mãos enquanto empresas tirar partido destas tecnologias para explorar novos modelos de negócio”. “Reinventar” é, aqui, a palavra de ordem das empresas, concluiu o responsável.

O Lagoas Executive Breakfast é organizado pelo Lagoas Park e terá mais edições no futuro com novos temas e protagonistas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *