FMCG Homepage Marcas Newsletter

Ministério da Agricultura determina saída de 17 produtos do mercado

Por a 13 de Maio de 2016 as 9:16

agricultura_organicaO Governo vai retirar do mercado a taloamina e todos os produtos fitofarmacêuticos que contenham aquela substância por constituírem um risco grave para a saúde humana, animal e para o ambiente.

“Os serviços da direção-geral de Alimentação e Veterinária notificaram as empresas produtoras de fitofármacos sobre a taloamina, um co-formulante utilizado nos compostos herbicidas à base de glifosato, tendo em vista a retirada imediata desta substância do mercado”, sublinha, em comunicado, o Ministério da Agricultura, citado pela Lusa.

O Governo justifica a decisão com o “processo de reavaliação comunitária da substância ativa glifosato e face aos recentes estudos que determinam o potencial carcinogénico de certas formulações com base nesta substância ativa”.

Segundo o comunicado, todos os produtos fitofarmacêuticos que contenham taloamina “devem ser cancelados”, tendo as empresas até 30 de junho para procederem à recolha dos produtos, “data a partir da qual a sua venda é rigorosamente proibida”.

A proibição determina a saída de 17 produtos do mercado, de um total de 83 que contém glifosato.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *