Distribuição Homepage Newsletter

Vendas a retalho desaceleram 5,1% em março

Por a 2 de Maio de 2016 as 12:53

retalhoNo primeiro trimestre de 2016, as vendas a retalho em Portugal subiram 2,5% em termos homólogos. Apesar da subida, o Índice publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) dá conta que as vendas desaceleraram em março, em relação à evolução registada no mês anterior.

Depois de uma subida homóloga de 4,9% em fevereiro, o comércio a retalho regista um crescimento de 2,5% em março deste ano face ao mesmo mês de 2015. Desta forma, volume de negócios no comércio a retalho em Portugal caiu 5,1% em março de 2016, comparando com o mês anterior, em que apontava uma variação mensal de 4,4%, segundo a análise do INE, publicada no último dia 29 de abril.

Enquanto as vendas de produtos alimentares abrandaram 1,3 pontos percentuais, as de bens não alimentares caíram 3,3 pontos percentuais no mês de referência, face ao crescimento homólogo verificado em fevereiro (4,9% no total). Regista-se, assim, um crescimento de 3,8% no segmento alimentar e 1,5% no não alimentar em março, face ao mesmo mês do ano anterior.

Quanto aos índices de emprego, remunerações e número de horas trabalhadas, ajustadas de efeitos de calendário, refletem taxas de variação homóloga de 2,7%, 4,3% e 3,6%, respetivamente, em março passado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *