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Novo painel da Kantar recolhe informação no “momento imediato” da compra

Por a 15 de Abril de 2016 as 13:00
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cafeA consultora Kantar Worlpanel lançou uma nova ferramenta de “research” que promete um retrato fiel do comportamento de consumo fora de casa. “Portugal não dispunha de um estudo sistemático e regular sobre a forma como fazemos o consumo alimentar fora de casa”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Hugo Baptista, responsável pelo projeto.

A grande novidade é utilizar os “smartphones” para recolher informação. Através de uma aplicação desenvolvida para o efeito de recolha da informação no próprio momento do ato de consumo, a solução “permite obter uma visão mais realista e completa dos nossos hábitos de consumo no ‘Out-of-Home’ (OOH).

“Abrange o consumo de 12 categorias de alimentos e de bebidas e usa uma amostra representativa que regista, em tempo real, o seu comportamento de consumo. Esta nova metodologia, já utilizada noutros países, foi testada no nosso País durante cerca de um ano, com bastante sucesso, tendo sido lançada para o mercado no último trimestre de 2015”.

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Hugo Baptista, Project Manager “OOH”

Que tipo de vantagens traz esta metodologia ao mercado português? 

Este novo painel é um passo importante até para o futuro do ‘market research’, pela inovação que traz ao usar “smarthphones” combinado com uma amostra representativa. Em concreto este painel “Out-of-Home” foi desenvolvido com o intuito de responder a uma lacuna existente no mercado: Como conhecer melhor o comportamento de consumo fora de casa?. E também para complementar os comportamentos de compra para consumo no lar.

Porquê a utilização de smartphones?

A utilização de smartphones foi a metodologia mais vantajosa, não só pela crescente penetração e utilização do dispositivo, como pelo efeito de recolha no “momento imediato” da compra, conferindo mais qualidade à informação pretendida. Potencia-se assim um maior rigor, espelhando a complexa realidade do consumo fora de casa. Ou seja, não nos baseamos na memória dos respondentes, mas sim no registo da sua experiência real e imediata de consumo. É, portanto, uma metodologia que permite obter uma informação mais real, completa e de maior detalhe. A maior rapidez dos dados e a maior flexibilidade, foram igualmente fatores coadjuvantes para avançarmos para esta metodologia inovadora. A atual elevada penetração dos smartphones e a tendência crescente de utilização por todos os targets etários, é um fator que nos dá garantia de ter feito uma opção adequada para o momento atual, e para o futuro.

Como está a ser a adesão e a reação dos portugueses a esta nova forma de recolher informação, via smartphone?

Sabíamos que os portugueses têm uma natural apetência para experimentar coisas novas e que aderem bem às novas tecnologias. Tínhamos igualmente o ‘benchmark’ com os resultados no mercado espanhol e a expectativa era alta. A implementação em Portugal surpreendeu-nos pela positiva, não só pelo nível de adesão, bem como pela eficácia e rapidez no registo do consumo. Os colaboradores do painel registam o que compram no preciso momento de consumo e com grande nível de detalhe de informação. O que garante robustez e um bom espelho realidade para a informação a fornecer aos nossos clientes.  Uma importante amostra de 1500 participantes permite representar bem a população estudada e o tipo de consumo e comportamento de compra, neste mercado.

 

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