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Os oitos passos da Gestão de Categorias

Por a 30 de Março de 2016 as 12:49

retalho.jpgA consultora Nielsen vai lançar a terceira edição do curso de Gestão de Categorias, ministrada em inglês, por Paris Galanis, regional Bussiness Consultant para a Europa. O responsável internacional da Nielsen cuja função é viajar pela Europa para “ensinar” retalhistas e fabricantes de produtos de grande consumo já formou cerca de cinco mil profissionais no Velho Continente.

Ao longo de dois dias, entre 9 e 10 de maio, no Júpiter Hotel, em Lisboa, produtores e retalhistas vão trabalhar em conjunto “através de uma linguagem comum e objetivos partilhados”.

“A dinâmica de mercado, a concorrência intensa e o comportamento exigente do ‘shopper’ acentuam a necessidade de cooperação entre retalhistas e fornecedores”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Aristides Mendes, MS Manager da Nielsen.

“Ao compreender os principais processos e o valor acrescentado da gestão de categorias”, estes profissionais “serão capazes de usar uma linguagem comum” para alcançar três objetivos principais. A saber: “satisfazer as necessidades dos consumidores, aumentar a sua satisfação e fazer crescer a categoria, e não marcas individuais”.

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O curso, dirigido aos profissionais das áreas de vendas, marketing, compras, planogramação, gestão de espaço e de sortido, entre outros, está estruturado através do processo de oito passos da gestão de categorias. Saiba quais.

1: Definição da Categoria

  • Que produtos devem fazer parte da categoria?

2: Papel da Categoria

  • Qual deve ser o papel da categoria tendo em conta a sua importância para o retalhista? É uma categoria que atrai consumidores à loja (destino)? Os seus produtos fazem parte da lista de compras do consumidor (rotina)? É uma categoria normalmente vendida noutro tipo de lojas (conveniência)? É uma categoria sazonal?

3: Avaliação da Categoria

  • Avaliar o desempenho da categoria e identificar oportunidades.

4: Cartão de Metas da Categoria

  • Definir os indicadores de desempenho tendo por base a avaliação da categoria e o papel definido para a mesma.

5: Estratégias da Categoria

  • Definir as estratégias a adotar (gerar tráfego na loja, aumentar o valor do talão de compra, aumentar a rentabilidade, entre outros)

6: Táticas da Categoria

  • Definir ações específicas para atingir as metas de acordo com as estratégias delineadas. Sortido, Espaço, Preço e Promoções.

7: Implementação do Plano

  • Definir o cronograma de implementação e responsáveis por cada uma das ações.

8: Revisão da Categoria

  • Definir o plano de monitoramento e responsáveis pelo processo.

 

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