Distribuição Homepage Newsletter

Lidl ajuda 30 mil portugueses a viver melhor

Por a 16 de Março de 2016 as 16:50

 

Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do LIdl

Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do LIdl

A segunda edição do “Movimento Mais para Todos”, projeto de responsabilidade social da cadeia de distribuição de origem alemã Lidl, angariou 1.075 milhões de euros para ajudar cerca de 30 mil portugueses a viver melhor. “A cifra é equivalente a 108 anos do salário médio de um trabalhador”, exemplifica Vanessa Romeu, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Lidl Portugal, por ocasião da apresentação dos resultados de 2016 do projeto “Mais para Todos”, que teve lugar hoje, 16 de março, em Sintra, na novo edifício-sede da retalhista.

Mercedes Balsemão, Presidente da SIC Esperança e do júri do projeto "Mais Para Todos"

Mercedes Balsemão, Presidente da SIC Esperança e do júri do projeto “Mais Para Todos”

 

Mercedes Balsemão, presidente da SIC Esperança e a líder do júri responsável pela seleção das candidaturas vencedoras, dá mais um exemplo para dar conta da dimensão do projeto de responsabilidade social. “Para terem uma ideia, 30 mil pessoas são os habitantes da cidade de Beja”, disse à plateia constituída por dezenas de representantes das entidades vencedoras, das marcas de grande consumo que apoiaram a retalhista nesta iniciativa, colaboradores das lojas da cadeia que mais contribuíram nesta edição para o movimento e jornalistas, entre outros. A presidente do júri destaca o aumento “significativo” do número de candidaturas, a criatividade dos conteúdos e a originalidade de alguns projetos.

Lidl plateia“Nesta edição tivemos 1604 candidaturas contra 784 no ano passado. No ano passado, financiámos 54 projetos, este ano chegámos aos 63. Em 2015, beneficiamos 16 mil pessoas, este ano duplicamos este valor. Tivemos projetos diferenciadores e focados em áreas prementes para o desenvolvimento da sociedade portuguesa. Na educação, destaco os projetos para incentivar a literacia, o empreendedorismo em crianças e a construção de bibliotecas, na área sénior os projetos de combate ao isolamento e de integração através do ensino de tecnologias básicas, entre muitos outros”.

É à SIC Esperança a quem cabe a responsabilidade de acompanhar a execução dos projetos vencedores. “E este trabalho de acompanhamento serve para prestar contas a quem colaborou, credibilizar a responsabilidade social e responsabilizar as instituições”. O grande desafio deste projeto é “canalizar a enorme reserva de solidariedade dos portugueses para a sociedade”, sublinha Mercedes Balsemão.

A jornalista Fernanda Freitas também faz parte do júri

A jornalista Fernanda Freitas também faz parte do júri

Angariação em 241 lojas

Os 1.075 milhões de euros, atribuídos a 62 projetos de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de norte a sul do País, são resultado de uma angariação de fundos que teve lugar nas 241 lojas da cadeia, entre 1 e 24 de dezembro de 2015, onde, por cada compra, a retalhista doou dez cêntimos, num total de 728 mil euros, valor ao qual se juntou os donativos das 27 marcas parceiras.

Em média, cada um dos 18 distritos de Portugal Continental premiou três candidaturas que vão beneficiar um total de 30 mil portugueses. O distrito de Leiria é o grande vencedor. O Lidl apoiou três projetos naquele distrito que vão ajudar cerca de 10 mil pessoas, o maior número de beneficiários nesta edição. Os colaboradores das lojas que mais contribuíram para o crescimento do montante angariado este ano – Leiria, Vila Nova de Gaia e Portela (Loures) – subiram ao palco para entregar alguns dos prémios, assim como o júri, constituído pelos apresentadores Ana Rita Clara, Andreia Rodrigues, Óscar Daniel, a jornalista Fernanda Freitas e os professores Américo Mendes (Católica Porto) e Fernando Serra (ISCSP).

“Admiro estas marcas que, mesmo em espírito de concorrência, se juntam para o bem comum. Estes projetos ganham muito mais do que dinheiro, ganham visibilidade. Não podemos ajudar as instituições se não as conhecemos”, disse, por sua vez, a jornalista Fernanda Freitas.

Testemunho de um beneficiárioMovimento Mais para Todos

Tiago Pinheiro, da IPSS Acredita, em Viseu, com valências nas áreas de educação (creches), ação social (apoio domiciliário) e saúde (unidade de cuidados continuados) subiu ao palco para receber um troféu. “Vamos criar um livro que vai ajudar os cuidadores dos nossos utentes a serem melhores cuidadores. Mais do que o dinheiro, que ajuda a acelerar a concretização dos projetos, este reconhecimento é uma motivação e dá visibilidade ao nosso trabalho”, explicou em entrevista ao Hipersuper.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *