Distribuição Homepage Newsletter

Federação das indústrias alimentares espanholas abre guerra contra DIA e Eroski

Por a 10 de Março de 2016 as 15:41

Dia FreshEm Espanha, as cadeias de distribuição Eroski e DIA, dona do Minipreço, anunciaram em junho do último ano a criação de uma central de compras para negociarem em conjunto com fornecedores. O acordo foi denunciado pela espanhola FIAB (Federação das Indústrias de Alimentação e Bebidas), alegando que este “viola a lei da Cadeia Alimentar”.

O lobby da indústria alimentar espanhola diz que a “partilha de informação entre as duas retalhistas sobre os preços que cada uma pratica com os fornecedores é ilegal, colocando estes em desvantagem nas negociações”.

Os advogados da FIAB prepararam um “Protocolo de Denúncia Notarial”, de acordo com a publicação do país vizinho Vozpopuli. Deste modo, os fornecedores podem fazer denúncias anónimas a um notário. Assim que este reunir dez queixas, os advogados da federação avançam com uma solicitação formal para a Eroski e a DIA cessarem a sua conduta. Caso não o façam, o processo segue para as autoridades competentes.

Numa carta escrita aos associados, a federação das indústrias alimentares de Espanha incentiva a denunciarem os casos. No entanto, os produtores estão “reticentes” em relação ao envolvimento no caso, com “receio que os distribuidores lhes deixem de comprar” produtos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *