Distribuição Homepage Newsletter

Os resultados dos projetos de responsabilidade social e ambiental da Sonae

Por a 10 de Março de 2016 as 15:40

Missão ContinenteA Missão Continente, marca que nasceu na segunda metade do ano passado para agregar as iniciativas de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável do grupo Sonae, apresentou o primeiro relatório anual, por ocasião Conferência Portugal Saudável, que decorreu recentemente em Lisboa.

A marca está dividida em três grandes áreas: Missão Continente Consciente, Comunidade e Sorriso. “As empresas são um motor poderosos para a sustentabilidade económica, ambiental e social”, sublinha Miguel Seixas, Presidente da Missão Continente. Conheça os resultados.

Missão Sorriso

Através do concurso Missão Continente Sorriso, lançado em outubro de 2015, 25 unidades de saúde familiar dos 18 distritos de Portugal vão ter a oportunidade de implementar os seus projetos na área do bem-estar e saúde das famílias, em particular no apoio à promoção da saúde materna e infantil. Os projetos a concurso foram avaliados por um painel de entidades de referência no setor da saúde e por mais de 770.910 portugueses, através de votação online. No total, foram angariados mais de 378 mil euros e distribuídos consoante as necessidades de cada projeto.

Missão Consciente

No eixo da Missão Continente Consciente foram trabalhados os territórios do combate ao desperdício alimentar, da promoção de estilos de vida saudável e da valorização da produção nacional e respeito pelo ambiente. Em 2015, promoveu ações de sensibilização, como rastreios, aconselhamentos nutricionais e acompanhamento gratuito de compras em loja com “nutritional personal shopper”, impactando cerca de 3.000 participantes, desde alunos do pré-escolar ao secundário, adultos, sensores e colaboradores.

A nível ambiental, a Missão Continente trabalhou para reduzir o impacto da sua atividade em diversas vertentes, reduzindo o consumo de eletricidade em 2.9%, as emissões de CO2 em 2.24%, o consumo de água potável em 6.2%. Através da produção de eletricidade a partir de fontes renováveis, conseguiu evitar a emissão de 3.591 toneladas de CO2.

Em loja, através de diversas ações de sensibilização junto dos consumidores e colaboradores, a recolheu 240 toneladas de roupas usadas, 68 toneladas de rolhas e pilhas, 43 toneladas de óleos alimentares e 27 toneladas de baterias automóveis.

Missão Comunidade

O eixo Comunidade promove uma cidadania mais ativa e solidária, atuando junto dos consumidores, fornecedores e parceiros para a promoção da inclusão social. No território do combate ao desperdício alimentar, a Missão contribuiu para ajudar mais de 650 instituições através de doações equivalentes a mais de 1.1 milhão de refeições. Também 83 instituições de apoio aos animais beneficiaram de doações equivalentes a 1.2 milhões de euros.

Para reforçar o compromisso do apoio à produção nacional, na Festa Continente estiveram presentes 120 produtores nacionais e mais de um milhão de visitantes. Através dos excedentes da festa, 27 instituições receberam mais de cinco toneladas de produtos alimentares frescos.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *