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Biedronka ajusta sortido e vendas avançam 9,2% em 2015

Por a 3 de Março de 2016 as 18:54

biedronkaA cadeia de supermercados do grupo Jerónimo Martins (JM) na Polónia, a Biedronka, alcançou vendas de 9.205,7 milhões de euros em 2015, mais 9,2% face ao exercício homólogo.

A estratégia para melhorar a oferta dos supermercados e para “reforçar a orientação para o consumidor na abordagem às oportunidades”, alcançaram bons resultados na Polónia, revela o grupo em comunicado de apresentação de resultados relativos a 2015, enviado à CMVM (Comissão Nacional de Valores Mobiliários).

“A Biedronka reviu o seu sortido nas categorias já existentes e desenvolveu a sua oferta em áreas de sortido que apresentam potencial em linha com as tendências identificadas no mercado, ajustando o ‘layout’ das lojas em conformidade. Todo o programa foi executado, preservando a eficiência do modelo de negócio e permitindo a incorporação de flexibilidade ao nível do sortido gerido nas lojas em localizações urbanas”.

O grupo JM investiu 412,3 milhões de euros no ano passado, 54,2% dos quais se destinaram à expansão. A Biedronka inaugurou 102 lojas. O Pingo Doce 21 unidades.

O ambiente competitivo na Polónia “permaneceu dominado por promoções, refletindo um consumidor ‘value-oriented’ e com uma forte sensibilidade ao preço”. Em 2015, a Biedronka esteve “essencialmente empenhada em tirar o máximo proveito do seu parque de lojas atual através da melhoria da sua oferta”.

A insígnia registou um EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 641,1 milhões de euros, um crescimento de 11,9% em relação ao ano anterior, representando 80% do EBITDA gerado pelo grupo.

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