Análise Consumo FMCG Homepage Newsletter

Consumidor “afogado” obrigado a comprar marcas mais baratas

Por a 16 de Fevereiro de 2016 as 14:43

 Shoppers carry Primark bags in LondonUm novo tipo de consumidor nasceu com a crise económica que assolou o mundo – o shopper “afogado” – que se vê obrigado a comprar marcas mais baratas para fazer face às dificuldades financeiras.

Segundo o estudo Mikroscopia 2016, estes consumidores representam hoje 34% dos compradores de marcas mais baratas. A pesquisa, baseada em 8.500 entrevistas online, cujas principais conclusões são citadas na InfoRetail, sublinha que 68% destes compradores caiu na classe social na qual estava integrado antes da recessão.

Estes consumidores procuram poupanças em todos os produtos e serviços e comparam os preços para optarem pelo produto mais barato. Mais de metade revela ter-se tornado mais austero com a crise. Mais uma característica de estes compradores serem mais exigentes com as empresas. A grande maioria dos consumidores “afogados” exige às empresas informação clara sobre os produtos e serviços e também a maioria considera que parte dos lucros devem ser investidos em projetos de responsabilidade social.

A sociedade pós-crise é dual, revela a mesma fonte. Uma parte está acomodada, otimista e confiante, mas outra está esgotada, desgastada emocionalmente e desconfiada.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *