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Vinho da Madeira pisca o olho a líderes de opinião japoneses

Por a 15 de Fevereiro de 2016 as 16:26

vinho-da-madeira-210.jpgTrês influentes líderes de opinião sobre vinho no Japão estão esta semana de visita à ilha da Madeira. O objetivo passa por contactarem “in loco” com a realidade da Região Demarcada, e com as especificidades do vinho generoso da região.

A iniciativa é promovida pelo IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, no âmbito do “Programa de Promoção de Vinhos em Países Terceiros”.

O grupo de jornalistas é constituído por Makiko Morita, da publicação “Daily Wines & Spirits”; Nobuhiko Hashimoto, colunista e também wine educator na “Academie du Vin”; e Takami Hiroa, repórter de vinhos do “Nikkan Keizai Tsushinsha Co”.

A partir desta segunda-feira e até ao final da semana, serão guiados através de um intenso programa, que se inicia com uma masterclass que enquadra a produção do Vinho da Madeira (focando o historial, terroir, castas usadas, métodos de elaboração, diferentes tipologias, entre outros detalhes) e contempla ainda um circuito de visitas por casas produtoras e exportadoras, além de momentos de harmonização enogastronómica em alguns dos mais emblemáticos restaurantes madeirenses.

O Japão comprou um volume de 284 mil litros deste vinho, o equivalente a um 1,7 milhões de euros.

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