Destaque Feiras FMCG Homepage Newsletter

Produtores portugueses de papelaria, material escolar e escritório à procura de novos negócios na Paperworld 2016

Por a 1 de Fevereiro de 2016 as 17:16

DSC_0132Ana Monteiro, em Frankfurt, Alemanha

Mais de 1 600 produtores e distribuidores de 60 países estão neste momento a expor as suas inovações na mega feira em Frankfurt. A Paperworld é o “maior certame do mundo” de artigos de papelaria e material de escritório, onde 12 empresas portuguesas estão de olhos virados para o negócio entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro.

A Paperworld recebeu no último ano cerca de 40 mil visitantes comerciais de vários cantos do mundo. De acordo com os dados da empresa organizadora do evento, Messe Frankfurt, nos países da zona euro o mercado de papel, material de escritório e papelaria atingiu em 2015 os 57,84 biliões de euros em vendas, uma ligeira subida em relação ao ano anterior. O país que regista um maior crescimento é Espanha, onde o setor recuperou vendas no último ano, atingindo os 4,27 biliões de euros.

DSC_0115De Portugal encontramos a Ambar, que veio apresentar as inovações nos materiais para o regresso ás aulas e escritório, com as coleções “Simple Coulors e Prosystems”. O stand colorido da empresa portuguesa não passa despercebido e já é um expositor habitual da feira. “Fizemos uma paragem de quatro ou cinco anos mas estamos cá representados desde 1995. Fomos das primeiras empresas portuguesas a participar nesta feira”, revela Fátima Araújo, Marketing manager da Ambar.

O certame é uma plataforma de negócios para a empresa “100% nacional”, que exporta para 32 países, e que graças à Paperworld tem conseguido reconquistar mercados como “França, Eslovénia ou Alemanha”. Este último, “muito difícil de se chegar”, sublinha a responsável.

Este ano, a feira abriu as portas para a produtora no Chipre, Hungria, Emirados Árabes Unidos, entre outros. “Também já temos muitas encomendas para Espanha”. De Portugal, já passaram pelo stand da Ambar “seis clientes”, destaca Fátima Araújo.

DSC_0119No mesmo corredor do pavilhão 4.2 está a DKT, empresa sediada em Ermesinde, embora a sua fábrica esteja localizada na China. A empresa participa na feira há três anos, exporta para 18 países e produz para “marcas próprias da grande distribuição”. “Estabelecemos um acordo com a Ambar, que vai distribuir a nossa marca em Portugal a partir deste ano”, revela Vasco Teixeira, responsável pela Exportação da marca, que chega a feira diretamente de outro certame ligado àquele setor, em Munique, com as suas coleções de mochilas “Marshmallow”, “UnKepper”, “Yakuza” e a  “linha premium Heritage”. “Para participar nesta feira é preciso investir entre os oito e os dez mil euros”, garante o responsável.

A grossista Olmar – Artigos de Papelaria também veio a Frankfurt mostrar as novas coleções das suas marcas próprias de material escolar “Pajory” e de escritório/papelaria “Fegol”, que pesam “60% nas vendas totais da empresa”, explica o administrador da Olmar, João Oliveira.

DSC_0120Com a marca Fegol, a empresa está a apresentar novos tipos de papel de impressão, apostando na qualidade do papel e no design. “No último ano, lançamos as resmas de papel Fegol 360º, que se tornaram o produto mais vendido da empresa”, revela. Além disso, apresentam os papéis de fotocópia “Fegol express” e “plus”. Este último distingue-se pela “qualidade do papel com pouco mais de 70 gramas e pela brancura”.

A produtora de São João da Madeira atingiu no último ano um “volume de negócios de 17 milhões de euros” e está na Paperworld há seis anos consecutivos a mostrar “qualidade”. “Nesta fase, os visitantes da feira já nos conhecem. Por isso, o nosso principal objetivo é otimizar contactos com os clientes que já testaram os nossos produtos nos seus mercados de influência, reconhecem a qualidade e pretendem agora alargar o negócio conosco a outros artigos”, dá conta o responsável.

Os destinos mais importantes para a Olmar passam por Angola, Egito, sendo que está em “crescimento em Espanha e é a marca deste setor que mais vende em Malta”, explica. Estão também presentes no “Brasil desde 2014”.

DSC_0129Por sua vez, a Firmo, que completa 65 anos apresenta no seu stand de cor “amarelo apelativo” a nova coleção de regresso às aulas ”Back to School 2016/2017”. Vem à Paperworld há seis anos e aqui já conquistou mercados como “Grécia e outros do mercados do Norte da Europa”. Na mesma feira, no último ano, conquistaram a “Suécia e Dinamarca”. A empresa tem “um portefólio de sete mil referências”, explica Ângela Araújo, responsável de Marketing da empresa que detém uma fábrica de transformação de papel em Vila Nova de Gaia. “Este ano está a correr melhor do que o anterior. Temos feito mais negócios”, explica. Aqui a empresa já conquistou a “Lituânia e Letónia”.

A empresa que exporta para 15 países, incluindo Espanha, Inglaterra, Angola, Marrocos e Irlanda, atingiu em 2015 um “volume de negócios de cerca de 20 milhões”. Em Portugal tem dois canais de venda, “dois cash and carry, um em Lisboa e outro no Porto”, revela.

Na feira, a Firmo está a apresentar as coleções para estudantes (Time Student) e para escritórios (Time Office), sendo que uma das inovações é a coleção com um “posicionamento premium Mastercollection” – cadernos com cores “atraentes” com inovações a nível do papel. “Pesa 90 gramas e a tinta não passa para o outro lado. Além disso, a capa é resistente. Os nossos estudos de mercado dizem que o consumidor está a deixar de olhar exclusivamente para o preço no momento de compra. Está cada vez mais informado e valoriza cada vez mais a qualidade”, conta a responsável da empresa nacional.

DSC_0123Quem dispensa apresentações na feira onde o “papel é rei” é a portuguesa Portucel, “a maior produtora de papel reciclado da Europa” com um dos maiores ’stands’ da feira.

A Paperworld segue para o Médio Oriente, mais concretamente para o Dubai, Emirados Árabes Unidos, onde será levada a cabo entre os dias 1 e 3 de Março de 2016. Oito empresas portuguesas, entre as quais sete das 12 que estão representadas em Frankfurt já têm espaço reservado na Paperworld Middle East, segundo a Messe Frankfurt Portugal.

DSC_0126Leia também:

Portuguesa Viarco apresenta produto “único no mundo” na Creativeworld 2016

Christmasworld 2016: Flores naturais ganham espaço exclusivo. “Floradecora” é novidade para 2017

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *