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“Exercícios matinais para lucros saudáveis”, por David Pérez del Pino (Checkpoint)

Por a 29 de Janeiro de 2016 as 13:03

David_PerezPor David Pérez del Pino, diretor-geral da Checkpoint Systems em Portugal e Espanha

Nos dias que correm, todos procuramos formas de facilitar os atarefados dias de trabalho. Qualquer que seja o pequeno gesto que possamos levar a cabo e que nos ajude a ter um dia de trabalho mais eficiente, todos estamos dispostos a fazê-lo.

Da mesma forma que aquecemos o corpo antes do exercício físico podemos também aplicar o mesmo conceito às ferramentas EAS (etiquetas anti-furto) no comércio retalhista que permitem manter os sistemas de desativação eficientes ao longo do dia, ao mesmo tempo que se poupam esforços e complicações durante os turnos de trabalho – tudo junto melhoramos a experiência de compra e aumentamos os lucros.

Mas, ainda que pareça que estamos a acrescentar mais trabalho aos colaboradores, a verdade é que cinco simples ações matinais podem melhorar significativamente o processo de desativação EAS durante um dia laboral.

Em primeiro lugar, ligar os softwares de desativação e verificar o seu estado com as ferramentas de diagnóstico disponíveis – se houver algum problema pode ser resolvido de imediato.

Por outro lado, verificar se as fontes de alimentação estão corretamente ligadas – um gesto simples muitas vezes descurado. Testar os sistemas de desativação em caixa e de deteção de alarmes EAS nas saídas – seja com ferramentas específicas ou com simples passagens em caixa e porta com um artigo com etiquetas, será uma forma eficaz de perceber o estado dos equipamentos. Além dos equipamentos em caixa, é também importante e fundamental localizar os equipamentos portáteis de desativação em loja, verificar o seu estado e coloca-los em sítios visíveis e de fácil acesso (como sejam as caixas) – uma forma prática de ter todos os equipamentos operacionais. Por fim, testar efetivamente os equipamentos de desativação, se estão ligados corretamente à eletricidade e aparelhos e se não há problemas com os cabos – muitas vezes descurados nas avaliações rotineiras.

São estas cinco ações que se podem parecer óbvias, nem sempre são completadas mas cujos benefícios ao longo do dia são de sobremaneira importantes. A não deteção atempada de alguns problemas pode atrasar todo o serviço e caixa (de desativação e até registo dos produtos), criar situações de embaraço para os clientes quando passam pelas antenas EAS nas saídas e sofrem falsos alarmes, e até, a negligência face a verdadeiros furtos que são camuflados sob a habituação e consequente ignorância de falsos alarmes repetitivos. Se a todos estes problemas juntarmos os naturais erros humanos compreendemos a importância destes passos.

Medidas simples que qualquer gerente de loja pode levar a cabo, ou até colaborador quando formado nesse sentido, e que contribuem para um franco melhoramento no funcionamento das lojas, dos sistemas EAS, e como consequência uma melhoria na expêriencia de compra do cliente que contribui para a diminuição da perda desconhecida e aumento dos lucros dos retalhistas.

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