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Sabor dos alimentos é fator mais valorizado no ato de compra pela maioria dos portugueses

Por a 27 de Janeiro de 2016 as 12:38

Als_controlvet_imagens conceito (70)93% dos consumidores nacionais reconhece o selo Sabor do Ano e 77% vê o mesmo como um sinónimo de qualidade dos produtos aos quais é atribuído, segundo um estudo levado a cabo pela Full5en5e ALS, empresa de medição por análise sensorial,  junto de 500 consumidores.

Em fevereiro, a Global Quality Ibéria, que representa em Portugal o selo Sabor do Ano, “único certificado que se baseia na avaliação do sabor dos produtos”, detido mundialmente pela sociedade francesa Monadia, irá revelar os produtos distinguidos pelo consumidor português, num contexto de prova cega e monádica.

Antes da apresentação dos produtos, a Full5en5e, empresa do grupo ALS, que presta serviços técnicos e laboratoriais para os mercados internacionais da indústria, ciências da vida, minerais e energia. foi saber qual a percepção que os consumidores portugueses têm do selo e a importância que o sabor assume na hora de comprar produtos alimentares.

Neste sentido, revela que 77% dos consumidores inquiridos está disposto a pagar mais por um produto com melhor sabor, sendo que para 63% um produto que se apresente com este selo impulsiona a intenção de compra.

Mais de metade dos consumidores (53%) aponta para o sabor dos produtos alimentares como a condicionante mais importante no ato de compra. Já 23% indica os ingredientes como o fator decisivo da compra, seguidos do preço (11%), apresentação (9%) e a marca (4%).

Quase três quartos (72%) dos portugueses diz estar recetivo a optar por uma marca que apresente o selo Sabor do Ano, trocando a sua preferência inicial. Para 87%, um produto com este selo é superior ao da concorrência.

“É muito importante que a indústria alimentar aposte no sabor dos alimentos como fator de distinção e que comunique essa distinção. O estudo demonstra que o consumidor valoriza os produtos com bom sabor e está disposto a pagar mais por este produto. O selo Sabor do Ano vem ajudar o consumidor nessa decisão de compra,” conclui Márcia Vicente, country manager do selo em Portugal.

O selo Sabor do Ano existe há 20 anos em França, assim como em Portugal, Espanha, Bélgica, Itália, Tunísia e México.

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