FMCG Homepage Logística Marcas Newsletter

Tetra Pak e Compal desafiam escolas a transformarem embalagens de cartão em fruta

Por a 22 de Janeiro de 2016 as 16:57

Tetra Pak Eco EscolasA Tetra Pak e a Compal, em conjunto com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), lançaram o concurso “Cria uma fruta, colhe os prémios”, que decorre entre 1 de fevereiro e 21 de abril de 2016 nas escolas nacionais pertencentes à rede de Eco-Escolas.

O concurso desafia os alunos a criarem uma peça de fruta original, a partir da reutilização de embalagens de cartão da Tetra Pak com a marca Compal e o símbolo FSC, que garante que a embalagem utiliza cartão fabricado com madeira proveniente de florestas que se renovam e que são geridas de forma responsável. Além da criação da fruta, os alunos terão também que desenvolver a sua história, imaginar o sabor e descrever o valor nutricional da fruta.

Esta iniciativa enquadra-se no novo tema de trabalho das mais de 1400 escolas que integram a rede Eco-Escolas (Programa que este ano celebra o 20º aniversário de implementação em Portugal) constituindo-se numa estratégia que visa alertar para as questões da saúde e da sustentabilidade.

Assim, as escolas da rede de Eco-Escolas, a partir do jardim-de-infância até ao ensino superior, inclusive, estão convidadas a se inscreverem, até dia 29 de fevereiro de 2016, para participarem na iniciativa. Terão que enviar o “fruto” da sua criatividade até dia 21 do próximo mês de abril.

No total, serão eleitas seis escolas vencedoras e cada uma delas será premiada com 500 euros em materiais escolhidos pelas mesmas no sentido de tornar as suas infraestruturas mais sustentáveis. Os premiados serão divulgados no dia 12 de maio.

Através desta ação criativa, as marcas pretendem consciencializar a comunidade escolar para a importância da fruta numa alimentação saudável e equilibrada. Em paralelo, está patente o convite à reutilização e reciclagem das embalagens de cartão para alimentos líquidos, e à responsabilidade ambiental nomeadamente no que se refere às florestas sustentáveis (certificação FSC).

“Reconhecemos a criatividade das crianças como um meio privilegiado para a transmissão de valores. Assim, esperamos que este concurso aumente a preocupação destas crianças quanto ao ambiente, apresentando ainda um enorme potencial de transmissão de conhecimentos aos respetivos encarregados de educação”, aponta Ingrid Falcão, responsável de Ambiente da Tetra Pak Ibéria em Portugal.

Para a marca Compal, esta iniciativa reforça a sua preocupação com a sustentabilidade da sua atividade. Atualmente, todas as embalagens de cartão da Compal utilizam cartão certificado pelo FSC. “Esta iniciativa, que vai na sua terceira edição, é um exemplo da sensibilização que podemos fazer junto dos mais novos para que eles também sintam esse compromisso. É uma honra e um prazer construirmos esse objetivo em conjunto com a Tetra Pak, através da reciclagem e reaproveitamento dos nossos materiais de embalagem, cujo papel é 100% proveniente de florestas sustentáveis”, comenta, por sua vez, Rodrigo Costa, Marketing Manager da Compal, nos mercados de Portugal e Espanha.

O júri do concurso, constituído por membros da ABAE, Tetra Pak e Compal, terá em conta a criatividade e originalidadedo(s) fruto(s), a sua funcionalidade estética e utilitária, a capacidade de reutilização dos materiais, as mensagens implícitas e explícitas, a utilização de embalagens de cartão da Tetra Pak com a marca Compal e o símbolo do FSC, bem como o cumprimento de todos os prazos indicados para cada fase do concurso.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *