Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Rendas de espaços de retalho estão 35% mais altas a nível global

Por a 19 de Novembro de 2015 as 12:28

Retalho Luxo LisboaA 5º Avenida, em Nova Iorque, figura mais uma vez na primeira posição do ‘ranking’ das localizações mais caras no mundo para retalhistas, de acordo com o estudo anual “Main Streets Across the World 2015”, da consultora imobiliária Cushman & Wakefield.

Em termos globais, este ano as rendas subiram 35% face ao último ano. As rendas em Nova Iorque situam-se nos 33 812 euros anuais por cada metro quadrado, mais de 50% acima da segunda localização no ranking de países com as rendas mais caras, Hong Kong, que regista rendas anuais de 23 178 euros por metro quadrado.

Monitorizando e ordenando as acima de 500 localizações de comércio “mais importantes” em 65 países, o estudo baseia-se no valor de renda anual mais elevado em cada país analisado, não incluindo custos de condomínio, impostos locais e outras despesas de ocupação.

Em Portugal, a localização mais cara é o Chiado, em Lisboa, tendo subido uma posição na lista desde 2014. A zona ocupa agora o 37º lugar no ranking, com uma renda de 1 170 euros anuais por metro quadrado.

Segundo Marta Esteves Costa, associate e diretora do departamento de research & consultoria da Cushman & Wakefield, “estes resultados refletem a dinâmica crescente no comércio de rua em Lisboa. A aposta nos conceitos de proximidade e conveniência é hoje evidente, bem como a diferenciação, inovação e exclusividade”.

Com aumentos anuais desde 2013, a renda ‘prime’ no Chiado situa-se atualmente nos 97 euros mensais por metro quadrado. Na Avenida da Liberdade, está nos 87,5 euros mensair por metro quadrado. Também no Porto se verifica um dinamismo no setor, tendo a renda mensal na Rua de Sta. Catarina aumentando para os 45 euros por metro quadrado.

“Também o centro do Porto está igualmente ativo e com perspetivas de manutenção desta tendência. Após o protagonismo recente da zona dos Clérigos, a Avenida dos Aliados poderá em breve surgir como um novo destino de marcas mais exclusivas na cidade, dado os vários projetos de reabilitação urbana previstos para o local”, conclui Marta Esteves Costa.

Na Europa, os Campos Elísios em Paris, são a localização mais cara, ocupando a terceira posição do ranking global, seguidos pela New Bond Street em Londres.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *