Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Grande consumo em Portugal regista melhor trimestre em dois anos

Por a 16 de Novembro de 2015 as 12:33

consumoO mercado de grande consumo em Portugal registou entre julho e setembro o melhor trimestre em dois anos, mais 2,5%, segundo os dados do relatório “Growth Reporter”, elaborado pela consultora Nielsen.

“Este valor consolida o incremento verificado nos trimestres anteriores e representa uma recuperação face ao período homólogo, quando decrescia cerca de 2%”, explica a consultora.

“O panorama atual do mercado de grande consumo português depara-se com um cenário persistente de deflação, tendo os preços caído 0,6% durante o terceiro trimestre. Na verdade, nos últimos dois anos apenas se registaram três trimestres em que os preços aumentaram. Isto leva a que os portugueses possam comprar mais por menos, aspeto que no período analisado pelo relatório se traduziu num aumento de 3,1% nas compras”.

Superado apenas por Espanha

De acordo com o relatório “Growth Reporter”, a melhora do consumo doméstico está patente no facto de Portugal ter crescido a melhor ritmo que as cinco maiores economias europeias, no terceiro trimestre. Em concreto, a Alemanha, Itália e França melhoraram 2,3%, 2% e 1,1%, respetivamente, tendo o Reino Unido caído 0,3%. Apenas Espanha, com um aumento de 3,1%, registou melhor desempenho que o mercado português.

Os valores de crescimento do mercado português não divergem da média global europeia, que registou um aumento, também, de 3% no último trimestre. “Apenas três países do velho continente encerraram este período de forma negativa: Reino Unido, Suíça e Finlândia”.

Segundo o diretor geral da Nielsen Ibéria, Gustavo Núñez, “este crescimento na realidade traduz uma recuperação face a um verão de 2014 particularmente negativo. As melhores condições climatéricas deste ano, aliadas a uma confiança do consumidor em alta, terão certamente contribuído para este movimento”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *