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Falta de pagamento origina perdas de rendimento a 72% das empresas nacionais

Por a 16 de Novembro de 2015 as 15:22

pagamento_cartaoOs atrasos dos pagamentos de serviços (B2B) têm efeitos negativos sobre o crescimento financeiro e a criação de emprego, de acordo com o estudo “EPR 2015 Industry White Paper”, da Intrum Justitia, consultora europeia de serviços de gestão de crédito e cobranças.

O inquérito da consultora, realizado a cerca de 10 000 empresas de 29 países europeus, levar a crer que as consequências dos atrasos de pagamento são “elevadas”.

Na Europa, as perdas por atraso ou não pagamento, situam-se nos 3,1%, o que se traduz em 289 milhões de euros. Valor que “fica fora da economia e deixa de ser investido no crescimento e na criação de novos postos de trabalho”.

Em Portugal, o estudo analisou dois setores de atividade, a Indústria e o Comércio (Retalho e Grossista). Embora em ambos os setores a percentagem de incobráveis seja inferior à média europeia, ainda atinge os 1,9% e os 2,4%, respetivamente.

As empresas portuguesas afirmam que os atrasos ou falta de pagamento resultam em perdas de rendimento (72%), falta de liquidez (72%) e e redução de postos de trabalho (27%). A percentagem destas consequências para as empresas nacionais é “superior à média europeia”.

RANKING PORTUGAL

Industry White Paper 2015 INDÚSTRIA RETALHO & GROSSISTAS
PORTUGAL MÉDIA EUROPEIA PORTUGAL MÉDIA EUROPEIA
Percentagem Incobráveis 1,9% 2,5% 2,4% 2,6%
Duração Pagamento B2C (dias) 55 [atraso 16 d] 24 [atraso 3 d] 41 [atraso 3 d] 24 [atraso 3 d]
Duração Pagamento B2B (dias) 83 [atraso 27 d] 45 [atraso 9 d] 74 [atraso 21 d] 43 [atraso 9 d]
Duração Pagamento S.Publico (dias) 104 [atraso 37 d] 37 [atraso 7 d] 92 [atraso 33 d] 42 [atraso 11 d]
Pagamentos + rápidos=Mais empregos? 42% 28% 46% 32%
Consequências Atrasos Pagamento
Juros Adicionais 61% 39% 53% 43%
Perda Rendimentos 72% 43% 63% 46%
Liquidez Reduzida 72% 47% 70% 51%
Sobrevivência 52% 30% 36% 31%
Impede o crescimento 74% 38% 58% 41%
Reduzir o nº empregados 27% 20% 32% 23%
Não contratar novos empregados 59% 30% 49% 33%
Razões para os Atrasos Pagamento
Devedores com dificuldades financeiras 95% 74% 96% 81%
Disputas 9% 20% 13% 16%
Ineficiência administrativa 38% 40% 42% 40%
Atraso intencional 48% 58% 35% 64%
Pedido para alargar os prazos pagamento 86% 59% 75% 56%

 

Quando questionados acerca das razões para os atrasos de pagamento, 95% dos empresários nacionais afirmam que os devedores enfrentam dificuldades financeiras.

Por setores, a nível europeu, o setor de construção é o que enfrenta mais perdas por não pagamento ou atrasos dos mesmos. Para estas empresas, os incobráveis atingem os 3.9%. Seguem-se o setor público, educação e saúde e o setor financeiro com perdas que rondam os 3,5%.

Para as empresas mais afetadas, as de construção, o prazo médio de pagamento, na relação B2B (Business to Business) é de 28 dias e 40% das faturas são pagas após 31 dias e 11% demoram mais de 90 dias a serem liquidadas. Neste setor, 53% dos inquiridos afirma enfrentar problemas de liquidez como consequência atrasos de pagamento e 50% afirma que perde receitas devido a esta situação.

Também os setores de eletricidade, água e gás enfrentam dificuldades devidos a pagamentos em atraso, que em média acumula mais de dez dias de atraso e 46% dos créditos não são pagos após os termos de pagamento.

O problema de falta de liquidez das empresas está a afetar a criação de novos postos de trabalho. No setor dos transportes e logística, 46% dos entrevistados dizem que o facto de não receberem os seus pagamentos, dentro do prazo, impede o recrutamento de novos trabalhadores e 42% admite contratar novos trabalhadores se a liquidez de pagamento fosse respeitada nos termos de contrato.

Outro setor que sofre as consequências da falta de pagamento dos seus clientes é o do turismo, restauração e lazer, setor muitas vezes apontado como potenciador de mão-de-obra jovem. Um quarto dos inquiridos afirma que a redução de pessoal é cada vez mais frequente e 34% afirma ser impossível prever novas contratações.

RANKING EUROPEU

Setores Prazo médio de pagamento concedido aos clientes (dias) Atraso médio  (dias) Dívidas por pagarcom mais de 30 dias(%)
Construção Civil 28 10 40%
Eletricidade, Gas e Água 30 12 46%
Serviços Financeiros 29 6 38%
Turismo, Restauração e Lazer 20 4 27%
Indústria 36 9 43%
Serviços Profissionais de Negócios 27 7 37%
Público, Educação e Saúde 23 2 31%
Estado 23 4 32%
Grossistas e Retalhistas 34 9 40%
Media e Telecomunicações 26 7 36%
Logística e Transportes 25 8 39%

 

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