Consumo FMCG Homepage Newsletter

75% dos portugueses compra presentes de Natal em ‘shoppings’

Por a 5 de Novembro de 2015 as 11:44
Cetelem

Fonte: Observador Cetelem

Este ano, a maioria dos portugueses prevê comprar os primeiros presentes de Natal um mês ou duas semanas antes da consoada. O estudo do Observador Cetelem revela ainda que os centros comerciais são o local predileto para as compras de Natal.

A maioria dos consumidores (30%) tenciona comprar os presentes um mês antes do Natal. 28% só pensa fazê-lo com duas semanas de antecedência e 16% dos portugueses vai mesmo deixar as compras para a semana que antecede o Natal. Por outro lado, nesta altura, 4% da população já terá comprado os presentes e apenas 3% dos consumidores tenciona esperar pela época de saldos, após o Natal, para comprar os presentes.

Quanto ao local de compra, tal como nos últimos dois anos, os ‘shoppings’ são os locais preferidos para as compras natalícias, constando na rota de 75% portugueses. As lojas de comércio tradicional são a preferência de 38%, ultrapassando este ano os super ou hipermercados (37%) face aos números do último ano.

Por sua vez, “as grandes superfícies especializadas adquirem importância”. A intenção de comprar nestes espaços duplicou, tendo passado dos 7% para os 14%. Com menos relevância surgem depois a loja do chinês (8%) e as feiras ou mercados (7%). Menos frequente ainda é a compra de presentes através da venda direta ou por catálogo (3%) e na Internet (1%).

Este estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos por telefone, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro de 2015.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *