Análise Data Center Newsletter

76% dos portugueses não consegue suportar as despesas mensais

Por a 27 de Outubro de 2015 as 12:34

decoA percentagem de portugueses com dificuldades em suportar as suas despesas subiu de 23% em 2011 para os 76% registados no último ano, segundo a Deco Proteste, entidade de defesa do consumidor.

Através inquirir 1222 indivíduos, a Deco verificou que mais de metade nem sempre chega ao final do mês com dinheiro e para 12% esta situação já é dada como certa.

Os rendimentos disponíveis não chegam para cobrir as despesas das famílias, principalmente as que têm filhos a estudar, pelo que os muitos portugueses tiveram que começar a “trabalhar horas extra ou arranjar um segundo trabalho”.

Entre as alternativas para suportar os gastos, apuradas pela instituição, os consumidores optam na maioria dos casos por pedir dinheiro emprestado a amigos ou familiares. Os subsídios de natal e de férias servem também para resolver imprevistos, recorrentemente.

Dos inquiridos, ainda que 93% se veja como “muito organizado na gestão diária do dinheiro”, apenas 3% consegue juntar algum dinheiro no final do mês, sendo que as poupanças, em média, não vão além dos mil euros.

O estudo conclui ainda que a falta de dinheiro faz com que o ambiente familiar dos lares portugueses se deteriore, como confirmaram 76% dos indivíduos. 50% dos agregados familiares envolvidos na análise dispõe de menos de mil euros por mês e 18% não consegue pagar as despesas habituais, como a água, a luz e o gás.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *