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Pagamentos ‘contactless’ em Portugal crescem 36% entre abril e junho

Por a 1 de Outubro de 2015 as 17:14

contactlessOs pagamentos ‘contactless’ estão a crescer em Portugal. No segundo trimestre do ano, o número de transações realizadas com cartões MasterCard e Maestro Contactless cresceu 277%, em termos homólogos, o que se traduz em um crescimento de 33% no gasto efetuado através dos serviços ‘contacless’ da empresa de tecnologia.

Nos próximos cinco anos, “assistimos a mais alterações nas tecnologias de pagamento do que as verificadas nas últimas cinco décadas”, comenta Paulo Raposo, Country Manager da MasterCard Portugal, por ocasião do Media Workshop da empresa, que decorreu no passado dia 29 de setembro, em Lisboa, com base no tema “o futuro das compras acontece agora”.

O valor médio por transação com ‘contactless’ em Portugal é de 11,29 euros. Os cartões de pagamentos ‘contacless’ disponibilizados pela MasterCard no País registam uma média de 2,4 utilizações no segundo trimestre de 2015, um crescimento de 36% do número de utilizações dos cartões ativos, comparando com o mesmo período do ano transato. O serviço da empresa não necessita da introdução de código PIN para efectuar pagamentos até 20 euros.

“Atualmente Portugal reúne as condições necessárias para que os pagamentos ‘contactless’ se generalizem e façam parte do dia-a-dia dos consumidores”, dá conta o country manager. A Sonae é a única retalhista portuguesa que disponibiliza os terminais de pagamento para este serviço.

Na Europa, as transações ‘contactless’ registam um crescimento de 170% no mesmo trimestre do ano, em comparação com igual período em 2014. O número de consumidores que utiliza este tipo de serviço cresceu 20% e o gasto “triplicou”, sendo que a maioria das transacções são efetuadas em lojas de alimentação, restaurantes, bares e pequeno comércio.

Os novos serviços de pagamentos facilitam também as compras no comércio digital. A maior parte dos consumidores online que desistem da compra, fazem-no no momento de pagamento. No caso do consumidor português, o abandono do carrinho de compras acontece também antes do pagamento devido à sua “impulsividade”. “Abandona o carrinho de compras entre os momentos de escolha e de pagamento, porque volta atrás para verificar as outras opções no mercado”.

Atualmente existem três biliões de utilizadores de internet face ao número registado há dez anos (um milhão), valor que representa 40% da população mundial. De acordo com a Juniper Research, citada pela MasterCard, os utilizadores de telemóveis e ‘tablets’ farão 195 biliões de transacções de comércio móvel anualmente em 2019.

“A forma como os consumidores pagam as compras varia e depende do local onde se encontra, do dispositivo que estão a utilizar e do sentimento de conveniência, rapidez e segurança da experiência de pagamento”, conclui Paulo Raposo.

Leia também: Conheça a última tecnologia para pagamentos digitais da MasterCard

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