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A experiência de familiares e amigos é a publicidade “mais confiável”

Por a 28 de Setembro de 2015 as 15:03

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Para os portugueses a publicidade mais fiável de um produto ou serviço corresponde às recomendações dos seus familiares e amigos. Nove em cada dez portugueses confirmam dar maior credibilidade à experiência das pessoas ao seu redor. Além disso, 70% afirma confiar na informação disponível nas páginas web das próprias marcas, de acordo com o relatório “Trust in Advertising”, elaborado pela Nielsen.

“A experiência pessoal e objetiva sobrepõe-se, deste modo, à informação disponibilizada pelas próprias marcas. Os consumidores também atribuem a sua confiança ao conteúdo que leem em artigos publicados e comentários online de outros utilizadores”, sublinha a consultora.

Com respeito a outras formas tradicionais de chegar ao público, a melhor maneira é o ‘spot’ televisivo. Este formato publicitário, conta com a confiança de seis em cada dez portugueses, enquanto mais de metade atribui parte ou total da sua credibilidade à informação que lhes chega através de anúncios em imprensa ou rádio.

Cerca de 70% não confia na publicidade que recebe nos seus tabletes e smartphones ou, ainda em banners. “Desta forma, atesta-se que os formatos publicitários tradicionais são os que inspiram mais confiança aos consumidores portugueses em detrimento dos digitais”.

Quem incentiva mais?

Por outro lado, as recomendações de pessoas próximas são não só a publicidade mais fiável mas, também, a mais efetiva. Nove em cada dez portugueses seguem em algum momento o conselho dos seus familiares ou amigos. Outras formas de incentivo ao consumidor, sempre ou ocasionalmente, são os comentários na internet, páginas web das empresas e anúncios televisivos, que perfazem um total de 70%. Em contrapartida, a comunicação publicitária menos significativa para o consumidor é a publicidade móvel, sendo desconsiderada por seis em cada dez utilizadores.

Ao mesmo tempo, há anúncios que, para impactar o consumidor, não dependem tanto do seu formato publicitário mas sim da mensagem que passam, do seu tom e enfoque. Assim, o tipo de anúncios que mais ressoa aos portugueses (55%) são os que representam situações reais do dia a dia, sendo, também, o tom humorístico (53%). Pelo contrário, a imagem de famosos é um investimento pouco rentável para as marcas, pois apenas 7% recorda anúncios que tenham sido protagonizados por uma celebridade.

De acordo com o diretor geral da Nielsen Ibéria, Gustavo Nunez, “os consumidores baseiam-se, principalmente, na experiência das outras pessoas, sendo, assim, a melhor publicidade possível aquela em que um produto ou serviço cumpre a sua missão e os benefícios que diz ter. O ‘word of mouth’, também, é um facto fundamental no momento de comprar um novo produto, tal como conclui o relatório Global de Inovação. Além disso, as marcas devem estar atentas e corresponder às conversas que ocorrem online, principalmente através dos comentários dos utilizadores em sites e redes sociais “.

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