Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Retalho nacional regista terceiro maior crescimento da União Europeia em julho

Por a 4 de Setembro de 2015 as 16:35

retalho1.jpgO retalho português regista o terceiro maior crescimento, no mês de julho, entre os países da União Europeia (UE), face ao mês anterior, segundo os dados divulgados pelo instituto oficial de estatística da UE, o Eurostat. Apenas Estónia e Alemanha apresentam crescimentos superiores.

Depois da queda de 0,2% em junho, as vendas de retalho na zona euro recuperaram 0,4% em julho. Na UE, o crescimento foi de 0,3%, depois de ter decrescido 0,1% no mês anterior, devido à subida de 0,6% das vendas de combustível, 0,2% dos produtos não alimentares e 0,1% da categoria “alimentação, bebida e tabaco”.

Neste sentido, o maior crescimento em cadeia regista a Estónia (2,5%), seguida da Alemanha (1,4%) e Portugal aparece em terceiro lugar com um crescimento de 1,1% no mês de referência, assim como Malta e Roménia.

As maiores quedas são atribuídas pelo Eurostat ao Luxemburgo (-1,2%), Polónia (-1,1%) e Áustria (-0,9%).

Comparação anual

Face a julho de 2014, o comércio a retalho na zona euro cresceu 2,7% em julho de este ano. O que se deve aos crescimentos de 3,1% dos produtos não alimentares, 1,9% da categoria “alimentos, bebida e tabaco” e 1,5% do combustível.

Os países com maior crescimento homólogo foram a Roménia (9,6%) Estónia (7,8%) e Hungria (7%). Luxemburgo (-10,5%) e Finlândia (-0,3%) registam as piores prestações em julho, comparativamente com o mesmo mês do último ano.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *