Análise Data Center Newsletter

Catering. Cinco operadores dominam mercado em Portugal

Por a 3 de Setembro de 2015 as 11:58

cateringO ‘catering’ mostrou sinais de retoma no ano passado, depois de ter conhecido uma trajetória descendente nos últimos anos, “num contexto de fragilidade da procura privada, contenção da despesa pública e forte pressão sobre os preços”, segundo um estudo da DBK.

A evolução no ano passado foi menos desfavorável em comparação com exercícios anteriores. O volume de negócios alcançou os 575 milhões de euros, menos 0.2% face ao exercício de 2013, quando caiu 1%.

“O setor apresenta uma notável concentração empresarial, sendo que, em 2014, os cinco principais operadores detinham uma quota de mercado conjunta de 78%”.

O segmento de restauração coletiva gerou uma faturação de 465 milhões de euros, detendo uma participação sobre o total do setor ligeiramente superior a 80%.

As receitas no segmento de ‘catering’ para o setor do transporte, por sua vez, alcançaram os 67 milhões de euros, mais 3,1% do que no ano anterior.

Quanto ao catering para eventos ou de gama alta estagnou no ano passado, com uma faturação de 43 milhões de euros, ou seja, o equivalente a 7,5% do valor total do mercado.

Num contexto macroeconómico um pouco mais favorável, as previsões apontam para uma retoma moderada do valor do mercado a curto prazo. Assim, para o final de 2015 espera-se um crescimento de 1% para os 580 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *