Homepage Logística Newsletter

Grupo de logística de frio STEF cresce 45% em lucro no primeiro semestre

Por a 31 de Agosto de 2015 as 10:44

STEF_armazemNo primeiro semestre de 2015, a empresa de logística de frio STEF conquistou um volume de negócio de 1360,7 milhões de euros, o que supõe uma evolução de 2,2% face ao mesmo período de 2014. O resultado operacional atingiu os 27,1 milhões de euros, uma evolução de 20% em termos homólogos.

Sediado em França e instalado em outros cinco países europeus, o grupo STEF apresenta nos primeiros seis meses do ano um resultado em progressão. A empresa de logística, ligada ao transporte de produtos conservados em frio, beneficiou do ligeiro incremento do consumo alimentar na Europa e dos resultados da transformação do seu dispositivo em França, após a integração da Ebrex.

“A ausência de elementos excecionais (0,9 milhões de euros negativos em 2015, quando em 2014 eram positivos no valor de 7,8 milhões de euros) reflete o peso das receitas geradas pelos vários segmentos de atividade e o restabelecimento da performance da rede de transportes em França”, explica a empresa em comunciado.

Na primeira metade do ano, os investimentos atingiram os 68 milhões de euros, com a aquisição de imobiliário na Suíça e em Itália, de um armazém de frescos em Mairano, perto de Milão, e ampliações nas plataformas em Portugal, no Porto, e em França, em Athis-Mons, Niort, Mions. As atividades europeias aumentaram 9%, desenvolvimento associado aos desempenhos registados no sul da Europa e ao êxito da implementação na Holanda.

No mercado de origem, em França, o grupo assumiu ainda o controlo da sociedade GEFA, detentora de um armazém de produtos congelados (75 000 metros cúbicos) em Clermont-Ferrand, adquiriu a sociedade Entrepôts Frigorifiques Berry Périgord, proprietária de um armazém de congelados com 36 000 metos cúbicos em Dordogne, e pelo aumento da participação para 49% no capital da rede francesa de transporte de frutas e legumes Primever.

Desta forma, o resultado líquido ascendeu aos 15,5 milhões de euros, uma subida de 45,8% face aos 10,6 milhões de euros conseguidos no primeiro semestre de 2014. A margem operacional ascende a 2,3% do volume de negócios, contra 2% atingidos no primeiro semestre de 2014.

Para o segundo semstre, a STEF espera um maior dinamismo das atividades domésticas na Europa com o seu apoio. Por outro lado, a 2 de Setembro, o grupo entregará uma oferta de retoma das atividades da SNCM. Esta oferta integra intervenientes franceses e europeus reconhecidos no mundo do transporte rodoviário e marítimo que dispõem de um conjunto de capacidades profissionais e financeiras adequadas para manter e desenvolver as atividades, tanto com a Córsega como com o Magreb.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *