Distribuição Homepage Newsletter

Investimento na produção nacional acelera no segundo trimestre

Por a 14 de Agosto de 2015 as 14:14

producao_industrialO Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 1,5% em volume no segundo trimestre de 2015, em termos homólogos. Comparando com o primeiro trimestre do ano, a riqueza produzida no País subiu 0,4%.

A procura interna aumentou no segundo trimestre do ano, segundo dados do Instituto Nacional de Estaística (INE), que aponta para uma aceleração do investimento na produção nacional, com a variação de existências de bens na cadeia de valor a passar do negativo, no trimestre transato, para o positivo.

No entanto, as importações de bens e serviços acelararam a um ritmo superir ao das exportações. A procura externa líquida registou um contributo negativo com peso “significativo” para a variação homóloga do indicador económico.

A rápida estimativa das contas nacionais trimestrais apresentada pelo INE indica um aumento, ainda que não muito acentuado, do consumo privado, contribuindo positivamente para o cresimento de 1,5% do PIB. Em termos reais, o crecimento da riqueza protuzida em território nacional foi de 0,4%, relativamente ao primeiro semestre.

As taxas de variação homóloga e em cadeia do PIB no período de abril e junho mantêm os resultados de crescimento apurados entre janeiro e março 2015.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *