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Alsa regressa em força às prateleiras

Por a 6 de Agosto de 2015 as 13:10
Sónia_Pargana_Knorr

Sónia Pargana, Head of Marketing de Savoury da Unilever Jerónimo Martins

A Alsa lançou as novas gelatinas com fruta em pedaços que não necessitam de frio. A marca de sobremesas da Unilever inovou e quer conquistar o ‘top of mind’ dos portugueses.

A mais recente inovação da Unilever responde às principais tendências de consumo na alimentação: conveniência e saúde, sublinha em entrevista ao HIPERSUPER Sónia Pargana, Head of Marketing de Savoury da Unilever Jerónimo Martins

A Unilever lançou as novas gelatinas Alsa com pedaços de fruta. É uma verdadeira inovação? 

As novas gelatinas com pedaços de fruta são uma verdadeira inovação no mercado, essencialmente por dois motivos. Em primeiro é a primeira gelatina com pedaços de fruta, tornando-se um ‘snack’ bastante completo, saudável, delicioso e prático. Em segundo lugar, as gelatinas apresentam um grande benefício, o de não precisarem de frio – por isso são ideais para transportar e comer em qualquer lugar, a qualquer hora do dia.

Em ‘packs’ pronto a comer? 

Sim, as novas gelatinas de origem vegetal estão disponíveis em três sabores – morango, ananás e pêssego – e são comercializadas em packs de quatro unidades. Por não necessitarem de frio para a sua conservação, encontram-se à venda na zona das gelatinas em pó.

O lançamento não é certamente alheio à época do ano em que nos encontramos. Qual a sazonalidade deste produto? 

A gelatina é um ‘snack’ ou sobremesa muito saboroso e saudável, que todas as famílias consomem com bastante frequência ao longo de todo o ano. No entanto, devido ao agradável sabor e frescura associados a este produto, existe claramente um pico de consumo na época de maior calor.

Onde se inspiraram para lançar o novo produto? 

Sentimos sobretudo a necessidade de inovar no universo das gelatinas. Precisávamos de trazer novidades que efetivamente marcassem a diferença e fomos à procura das maiores necessidades dos consumidores. Com este novo produto resolvemos o problema constante das gelatinas tradicionais que ficam líquidas com bastante facilidade se não forem conservadas no frio.

alsaOutro aspeto fundamental que sobressaiu das pesquisas que fizemos foi o facto de que, apesar dos portugueses terem consciência da necessidade de comer fruta de forma diária, muitas vezes não ingerem a quantidade necessária de fruta por dia. Por diversas razões, ou porque nos esquecemos, ou porque é difícil levar fruta para o trabalho, para a escola, para a praia, agora no verão, ou porque não gostamos muito de comer fruta só por si, enfim são várias as razões pelas quais nem sempre comemos fruta de forma regular, e esta questão ainda se acentua mais nas crianças.

É também sabido que há uma tendência pela procura de conveniência e de soluções que facilitem a vida no dia a dia, ao mesmo tempo que o consumidor não está disposto a prescindir de qualidade nem de sabor na procura destas soluções convenientes.

Aliando estes ‘insights’, juntámos no mesmo produto, a gelatina de origem vegetal e a fruta, dando origem a um produto delicioso, fresco, prático, saudável e completamente inovador.

Qual o investimento feito no lançamento e comunicação?

A Alsa é uma marca que não comunica há algum tempo e por isso este lançamento acabou por ajudar a trazer a marca para o ‘top of mind’ dos portugueses sempre que pensarem em sobremesas e em particular em gelatinas.

Este lançamento veio exigir algum esforço da marca em termos de investimento por forma a dar a conhecer ao maior número de portugueses possível as novas gelatinas.

 

Conveniência e saúde

Que outras conclusões ditaram os estudos que fizeram? Quais as principais tendências?

É habitual sempre que existem lançamentos na Unilever Jerónimo Martins serem feitas diversas pesquisas e estudos de mercado no sentido de avaliar as oportunidades e potencial desses lançamentos, para que se lancem efetivamente produtos relevantes e que vão ao encontro das necessidades dos consumidores.

A marca percebeu que há uma tendência pela procura de conveniência e de soluções que facilitem a vida no dia a dia, ao mesmo tempo o consumidor não está disposto a prescindir de qualidade nem de sabor na procura destas soluções convenientes.

Percebemos que o consumidor português gosta de gelatina, seja como sobremesa diária ou em ocasiões especiais, ou como ‘snack’, que podem comer a meio da manhã ou da tarde, em substituição de tantos outros snacks, mas este além de satisfazer a sensação de fome é considerado saudável e de baixo valor calórico, algo que preocupa também o consumidor cada vez mais.

Ainda antes do lançamento efetuámos testes de produto com consumidores para avaliar a sua opinião sobre o produto em si, e os resultados foram muito bons. Assim sendo, não havia dúvidas quanto ao lançamento desta nova gama de produto.

Unilever+JMA marca é produzida numa das fábricas que detém em Portugal? 

As fábricas da Unilever em Portugal produzem caldos, cremes vegetais e gelados, por isso não estão adaptadas para produzir gelatinas.

Como chegaram a estes três sabores?

Os três sabores lançados foram bastante fáceis de selecionar, com base no histórico das gelatinas em pó da marca, comercializadas no mercado já há largos anos. Estes três sabores são os preferidos dos portugueses.

Quem são os consumidores tipo da marca?

Os consumidores costumamos dizer que são dos 8 aos 80, ou então dos 1 aos 100 para ser mais precisa. A gelatina é consumida e recomendada a crianças, é um ‘snack’ ideal – sobretudo estas que não necessitam de frio – para levar para a escola, para um lanche. É uma excelente opção para comer ao longo do dia de trabalho e é consumida por todas as pessoas da família, seja qual for a sua idade.

 

30 anos de história

Que recordação têm hoje os portugueses da marca, uma vez que não comunica há algum tempo?

A Alsa é uma marca com mais de 30 anos e muito associada a momentos doces, ao calor do lar, à infância e a sobremesas. O consumidor é normalmente um apaixonado pela marca, pelas suas sobremesas, pela mousse de chocolate e pela tradição.

É uma marca que não comunica há algum tempo e o lançamento destas novas gelatinas com pedaços de fruta vai ajudar a trazer a marca para o ‘top of mind’ dos portugueses sempre que pensarem em sobremesas.

Que balanço faz do mercado de sobremesas – mousse, gelatina, pudim – em Portugal? Qual a evolução no último ano?

O mercado de sobremesas em Portugal tem uma dimensão interessante, mas tem diferentes ritmos de crescimento nos vários segmentos que o compõem. Claramente, o segmento de gelatinas é um dos mais dinâmicos dentro do mercado de sobremesas, com crescimentos relevantes nos últimos anos.

Quais os principais desafios deste mercado a prazo?

O mercado de sobremesas tem um nível de penetração elevado, acima dos 80%, sendo que é o segmento de gelatinas o que tem maior penetração, mais de 60%. Apesar de serem números elevados, como se costuma dizer o céu é o limite e por isso obviamente que ainda há espaço para conquistar mais consumidores para o mercado de sobremesas e de gelatinas em particular. E se falarmos então dos outros tipos de sobremesas o espaço de crescimento é ainda maior.

E há sempre duas vias para se desenvolverem mercados, conquistar mais consumidores (penetração) e fazer com que os que já consomem passem a consumir com mais frequência. Por isso, consideramos que há ainda muito espaço para crescer no mercado de sobremesas, sobretudo através da oferta de soluções cada vez mais práticas e saborosas.

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