Distribuição Homepage Newsletter

Comissão Europeia e Vietname abrem caminho para tratado de livre comércio

Por a 4 de Agosto de 2015 as 15:17

comissao-europeia-350.jpgA Comissão Europeia assinou hoje um acordo político com o governo do Vietname que garante livre comércio entre as duas geografias.

Após dois ano de negociações, a União Europeia e o Vietname chegaram a um acordo, que vai “dar um impulso ao comércio com uma das economias mais dinâmicas da Ásia”, afirma Cecilia Malmstrom, Comissária Europeia para o Comércio, citada pelo Diário de Notícias.

O acordo engloba, além de outros “benefícios mútuos”, que “praticamente todas as tarifas alfandegárias sobre bens que trocam as duas economias” deixem de existir, permitindo assinar um tratado de livre comércio.

A Comissão Europeia, segundo a mesma fonte, explicou que “mais de 31 milhões de empregos entre os 28 países da União Europeia dependem das exportações” e ter livre acesso ao mercado do Vietname significa chegar mais facilmente aos “90 milhões de consumidores” que o incorporam. Também apresenta vantagens para as relações comerciais entre a Europa e o sudeste asiático.

No entanto, as negociações ainda não estão concluídas, havendo para definir ainda alguns aspetos técnicos e legais, além de ter que passar pela aprovação do Conselho Europeu e Parlamento Europeu.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *