Distribuição Homepage Newsletter

Produção industrial de bens de consumo é única a cair no segundo trimestre

Por a 3 de Agosto de 2015 as 16:07

producao_industrialO índice de produção industrial recuou 0,8 pontos percentuais em junho, em relação a maio de 2015. Em termos homólogos regista uma variação de 2,7%.

A produção de bens de consumo apresenta o único contributo negativo para a taxa de variação homóloga da produção industrial, com uma queda de 1,6% em junho, comparando com o mesmo mês do ano anterior. A tendência prolonga-se desde maio, em que a variação homóloga acentou nos -2%.

O setor das energias é o que apresenta a maior taxa de variação homóloga no mês de junho, de 12,6%. Seguem-se os bens intermédios e de investimento, com crescimentos de 1,9% e 3,7%, respetivamente , em comparação com junho de 2014.

A secção de gás, água, electricidade e ar frio aumentou 10,4%, no mês de referência, e a indústria transformadora, por sua vez, cresceu 1,1% em termos homólogos.

Em comparação com o mês de maio, o indicador mensal aponta para uma queda da produção industrial na casa dos 1,3% em junho, muito devido aos bens de consumo que registam um decréscimo na produção de 3,3%. As indústrias transformadoras também caíram 2,7% em junho, relativamente a maio, no qual apresentaram o decréscimo mensal de 0,2%.

Contas feitas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no segundo trimestre do ano a produção industrial regista uma variação homóloga de 2%. Os bens de consumo são o único segmento que caí neste trimestre, com um recuo de 2%, depois de registarem uma variação homóloga de -5,2% no primeiro trimestre de 2015.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *