Distribuição Homepage Newsletter

Telemóvel. O novo assistente de compras em loja

Por a 29 de Julho de 2015 as 15:48

Tetra Pak_A Google estudou aquilo que designou micro-momentos, ou seja os momentos nos quais ao longo do dia tomamos decisões sobre compras a partir da utilização do smartphone.

“Qual será a melhor opção? Será que consigo comprar? Vale a pena?. Estes micro-momentos são uma oportunidade para as marcas criarem uma ligação com o consumidor, especialmente no telemóvel: 93% das pessoas que usam um telemóvel para pesquisar efetuam uma compra”, explica a equipa do Google AdWords Portugal.

Como podem então as marcas estarem presentes nos momentos que importam? A equipa do maior motor de busca do mundo explica que momentos são esses e dá algumas pistas sobre como as marcas podem tirar partido desses momentos.

Telemóvel, o novo assistente de compras

82% dos utilizadores de smartphone usam o dispositivo para os ajudar a tomar uma decisão no ponto de venda. “Após lerem algo nos smartphones, quase um em cada quatro compradores mudou de ideias em relação à compra que iam efetuar, enquanto estavam na fila para pagar”.

Das opiniões à compra

Quando pesquisamos no momento, regra geral confiamos nas opiniões. Segundo um estudo, citado pela Google, mais de metade dos ‘millennials’ (jovens entre os 25 e os 34) afirmaram que consultam opiniões e revisões de produtos no seu telemóvel enquanto estão na loja.

A equipa da Google sublinha ainda que o Youtube é atualmente uma das mais importantes fontes de opinião. “Há mais de um milhão de canais do YouTube com revisões de produtos onde os criadores, marcas e especialistas partilham as suas opiniões sobre um grande leque de produtos”.

Grandes decisões nos pequenos ecrãs

Os momentos “eu-quero-comprar” não são apenas importantes para compras de baixa consideração. “No mercado automóvel, por exemplo, as pesquisas em telemóvel aumentaram 51% em comparação com o ano anterior. O caminho da decisão de compra é hoje mais dinâmico do que nunca e o acesso constante a informação significa que a relevância e rapidez são agora as grandes apostas das marcas”.

Como ganhar os momentos “eu-quero-comprar”

  1. Saiba quem são os seus clientes “eu-quero-comprar”
  2. Esteja presente nesses momentos de necessidade
  3. Apresente uma mensagem relevante
  4. Faça com que o consumidor possa completar a compra facilmente
  5. Meça todos os momentos que importam

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *